Pin It button on image hover

O Blog do Bega

Sobral, onde a luz fez a curva.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Facebook vai avisar quando seus amigos estiverem por perto


     Para aqueles que são paranoicos em relação ao Facebook coletar informações sobre todos os aspectos de sua vida, a novidade anunciada ontem vai derrubar os poucos cabelos que ainda lhes restam: a rede social revelou o novo recurso chamado “Nearly Friends“, que vai permitir que você rastreie seu amigos quando estiverem próximos.
     Não que a ferramenta seja exatamente uma novidade – o Google Latitude e o Facebook já utilizam esse recurso -, mas convenhamos que o potencial dessa ferramenta especificamente para o Facebook é imenso. Ao ativar o Nearly Friends, o app do iOS ou Android vai utilizar os dados de geolocalização do smartphone para triangular sua posição e a de seus amigos, e vai notificá-lo sempre que algum estiver próximo de você; além disso é possível restringir as notificações a amigos específicos, portanto quem você não quer encontrar não saberá onde você está. Portanto, para que duas pessoas recebam notificações uma da outra é preciso que além de ativo, ambos não estejam nas listas mútuas de encontros indesejáveis.
     Com o Nearly Friends será possível compartilhar a localização exata com os amigos (como um Foursquare direcionado), avisar contatos de onde você estará em um momento específico e avisar familiares quando você estiver viajando, mostrando a eles arredores de onde você está.
     Agora a parte óbvia, o Facebook não faz isso porque é bonzinho com os usuários. Ao absorver informações de localização em tempo real, ele poderá oferecer ads específicos de acordo com a posição e gostos pessoais dos envolvidos ao cruzar o banco de dados de todos os usuários envolvidos num encontro, por exemplo. Apesar de um porta-voz do Facebook ter declarado que “a intenção do Nearly Friends não é oferecer ads”, eu duvido muito que ele não será usado para tal.
     A novidade será disponibilizada nas próximas semanas nos Estados Unidos.
Postar um comentário