Ouvindo vozes do além


     A agência de publicidade alemã BBDO desenvolveu um conceito no mínimo polêmico para a operadora de TV por assinatura Sky: transmitir anúncios através das janelas do trem. O sistema utiliza uma técnica que transmite o som através de vibrações de alta frequência, que são passadas pelo crânio até o ouvido interno.
     O alvo são as pessoas que encostam a cabeça na janela por distração, ou ao cochilar. Sim, porque quem trabalhou o dia inteiro e está voltando para casa cansado quer mesmo é ouvir anúncios que parecem vir do além.
    A campanha do “Vidro Falante” foi apresentada no Festival Internacional de Publicidade de Cannes no mês de junho.
     O vídeo mostra passageiros em um trem alemão sendo surpreendidos ao ouvir anúncios do aplicativo Sky Go, que permite assistir a vídeos direto no smartphone. O áudio é gerado por um transmissor instalado na janela, feito pela Audiva.
     A BBDO disse ter tido um respaldo positivo dos testes realizados no transporte público de Munique e Aachen:
     Se a Sky concordar, vamos iniciar a campanha o mais rápido possível. Por enquanto seria limitado ao mercado alemão, mas no futuro tudo é possível. Algumas pessoas não gostam de anúncios, mas essa teconologia é nova e poderia ser utilizada também para música, informações, previsão do tempo e outros. – Ulf Brychcy, porta-voz da BBDO.
     A porta-voz da Sky Alemanha disse que ainda não está decidido se a campanha será posta em prática.
     Os comentários do vídeo sobre a campanha dividem-se entre quem odiou a ideia e quem odiou a ponto de querer destruir o equipamento se fosse exposto ao mesmo.


Comentários