BBC cria computador minúsculo para ensinar programação


     A plaquinha da foto é o Micro:bit, o mais novo computador minúsculo do pedaço. Na primeira olhada, concluímos que o dispositivo é outro concorrente do Arduino ou mesmo do Raspberry Pi. Pode até ser, mas não muito: a BBC criou o projeto especificamente para ensinar programação a crianças.
     Com 4×5 cm, o dispositivo é equipado com vários recursos: processador ARM de 32 bits e baixo consumo de energia, porta micro-USB, acelerômetro, bússola, Bluetooth, dois botões programáveis e cinco conexões I/O.
     Não há conector de vídeo. A ideia é que o aluno utilize a matriz de 25 LEDs do Micro:bit para exibir mensagens ou sinais simples e, claro, aproveite os recursos mencionados anteriormente para conectar a placa a outros dispositivos.
     A BBC tem uma meta ambiciosa: distribuir 1 milhão de unidades do Micro:bit gratuitamente até o final do ano. Para viabilizar o projeto, a companhia está contando com o apoio de vários nomes de peso, como Microsoft, ARM e Samsung.
     O programa deve ser bem recebido, afinal, o ensino de programação não serve apenas para despertar o interesse por áreas de exatas, mas também para desenvolver raciocínio lógico, capacidade de concentração e outras habilidades.
Fonte: The Next Web, BBC


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas