Flakka, a nova droga que dá super-poderes


     Uma nova droga que dá às pessoas força sobre-humana mas leva a delírios violentos, está a ganhar popularidade. Conheça 5 fatos loucos sobre Flakka.
     A droga, que tem o nome Flakka, é um estimulante sintético quimicamente semelhante aos sais de banho.
   A Flakka está rapidamente a desenvolver uma reputação devido aos seus efeitos colaterais desagradáveis, incluindo a tendência para dar às pessoas enorme raiva e força, juntamente com alucinações intensas.
    "Apesar de viciados, os usuários nos dizem que estão, literalmente, com medo dessa droga", afirma James Hall, epidemiologista do Centro de Pesquisa Aplicada ao Uso de Substâncias da Nova Southeastern University, na Flórida. Conheça 5 fatos loucos sobre essa nova droga.

1. O que é a Flakka?

     Flakka é o nome popular de uma substância química chamada alfa-PVP. O produto químico é uma catinona sintética, uma categoria que inclui o estimulante natural leve de nome khat, que as pessoas na Somália e no Oriente Médio têm mastigado há séculos.
     Quimicamente, a Flakka é uma versão mais poderosa e de próxima geração de sais de banho. A Flakka foi proibido pela Drug Enforcement Administration dos Estados Unidos da América, no início do ano de 2014.

2. Quais os efeitos da Flakka?
     Em doses baixas, a Flakka é um estimulante com efeitos alucinatórios leves. Como a cocaína e a metanfetamina, a Flakka estimula a liberação de substâncias químicas do cérebro associadas ao bem-estar, como a dopamina e a norepinefrina.
     De igual forma, a droga também impede que os neurônios, ou células do cérebro, consigam reabsorver essas substâncias químicas, ou seja, os efeitos da droga podem permanecer no sistema mais tempo do que as pessoas antecipam.

3. Quais são os perigos da Flakka?
     O perigo reside ao incrível potência da droga. Uma dose típica é de apenas 0,1 gramas, mas basta apenas um pouco mais para desencadear efeitos adversos muito graves. Mesmo uma overdose leve pode causar problemas relacionados com o coração, agitação, ou agressão grave e psicose.
    Por causa das propriedades viciantes da droga, os usuários podem consumir a droga novamente pouco tempo depois de tomarem a sua primeira dose, podendo ter uma overdose. Nessas circunstâncias, os usuários relatam que não podem pensar.
    Eles experimentam o que é conhecido como síndrome de delirium animado: Os seus corpos superaquecem e eles despem-se tornando-se violentos e delirantes. A droga também desencadeia a resposta de luta ou fuga de adrenalina, levando ao aparecimento de força extrema.

4. Como é vendida a Flakka?
     A Flakka é muitas vezes comprada online em grandes quantidades a partir de locais como a China, normalmente a 1.500 dólares o quilo. Doses normalmente são vendidas na rua por 4 ou 5 dólares, e uma vez que cada dose é tão pequena, significa grande rendimento para os importadores.

5. Por que estamos apenas ouvindo sobre ela agora?
     Evidências sugerem que a droga ilegal só recentemente entrou em cena, especialmente nos EUA. Relatórios de laboratórios de drogas apreendidas dos EUA revelam que as apreensões de alfa-PVP dispararam de 699 amostras positivas da droga em 2010, para 16.500 em 2013.

Fonte:cienciaonline

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas