Governo Federal manda instalar Wi-Fi e tomadas elétricas em aeroportos


     O Governo Federal quer que você, nobre passageiro dos aeroportos nacionais, esteja bastante confortável antes de embarcar. Como? Instalando aquilo que os geeks de plantão – e as pessoas normais – mais gostam. A Secretaria de Aviação Civil da Presidência determinou a instalação da internet sem fio e de tomadas em todos os aeroportos. Mais importante, o serviço será de graça para todos os passageiros.
     A orientação revelada nesta semana vale tanto para os terminais administrados pela Infraero, a empresa pública com essa finalidade, quanto para os aeroportos concedidos à iniciativa privada. Na prática, o que o governo pretende é que os passageiros tenham à disposição alguns serviços quase essenciais. O Wi-Fi grátis e as tomadas deverão ser disponibilizados nos ambientes pelos quais os passageiros passam depois da inspeção no raio X.
     O ministro da pasta, Moreira Franco, disse que é importante oferecer o serviço nos espaços em que os passageiros mais ficam à espera dos voos. “Ali, o passageiro não tem mais escolha, não pode mais sair e procurar outros fornecedores”, comentou.
     Atualmente alguns aeroportos administrados pela Infraero já oferecem a internet de graça. O terminal de Congonhas em São Paulo (não é internacional) oferece a conexão grátis durante o período de 20 minutos. A SAC também determinou a instalação das tomadas elétricas em número suficiente para atender a demanda de passageiros. Novamente, sem entrar em detalhes.
     A instalação de Wi-Fi tem sido uma obsessão de administrações municipais e estaduais pelo país. A prefeitura da capital paulista tem um plano para habilitar o serviço em dezenas de praças e espaços públicos. Aliado a isso, as principais empresas telefônicas têm ampliado a cobertura do Wi-Fi oferecido a assinantes de banda larga, celular e daí por diante. Não porque elas são generosas, mas porque o Wi-Fi desafoga as redes de celular convencionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas