A História das Telecomunicações

           Quando as telecomunicações começaram? Depende do que você entende por tele, a palavra grega para longa distância e comunicação, que pode assumir muitas formas. Os antigos gregos usavam fogos de sinal em seus exércitos e enviavam pombos correio para transmitir o resultados de suas Olimpíadas. Muito mais tarde, em 1791, Claude e Ignace Chappe, dois irmãos franceses que frequentavam escolas separadas mas perto o suficiente para serem visíveis uma a outra, criaram um grande dispositivo mecânico com hastes de braço, com que eles manipulavam e comunicavam-se um com o outro. De alguma forma, eles não foram expulsos por isso, e passaram a ajudar a França a desenvolver mais de 500 desses sistemas de mensagem por relé de semáforo, que Napoleão usara ​​para coordenar suas campanhas militares. Os sistemas de semáforo, muitos deles usando bandeiras em vez de braços de metal, foram desenvolvidos em toda a Europa e parte dos EUA e foram uma das principais formas de comunicação do governo.
      Quando pensamos em telecomunicações modernas, no entanto, a maioria de nós pensa em eletricidade. Pessoas notaram desde o início que os metais eram magnéticos. Em 1700, Henry Cavendish e outros descobriram que isso significava que eles carregavam uma carga elétrica.



     Impulsos elétricos foram muito interessantes para os cientistas por causa de sua velocidade relâmpago. (Na verdade, Benjamin Franklin mais tarde demonstrou em seu famoso experimento com pipa, que o raio é eletricidade.) Intrigado com as possibilidades de transmissão, um cientista francês em 1746 de alguma forma, realizou um experimento. Ele posicionou 200 monges em pé em um grande círculo, ligados entre si por pedaços de fio de ferro. Ele então usou frascos de capacitores, que armazenam e liberam energia, e enviou uma corrente para medir a sua velocidade. Foi com surpresa que todos os monges reagiram ao mesmo tempo ao choque elétrico que resultou, provando que a eletricidade, de fato, viajar rápido, e talvez também que os monges estão realmente protegidos por Deus, já que nenhum deles morreu por causa do choque elétrico. Em 1800, a eletricidade foi usada para criar o telégrafo elétrico, desenvolvido com mais sucesso nos EUA por Samuel Morse, famoso por inventar o código que levou seu nome. Com um telégrafo, um operador estabelece um contato elétrico usando uma chave de telégrafo, produzindo um sinal que é ouvido na extremidade de recepção, onde um outro operador decodifica.



     Ele trabalhou muito até 1876, quando Alexander Graham Bell suplantou-o com o telefone, que permitia a você ouvir a mensagem de voz-a-voz, sem codificação e decodificação envolvidas. As empresas de telégrafo, no entanto, não ficaram impressionadas. A Telegraph Company mandou seus investigadores pesquisarem as novas tecnologias e escreverem um relatório, que dizia: Nós achamos que a voz é muito fraca e indistinta, e fica ainda mais fraca quando fios longos são usados ​​entre o transmissor e o receptor. Tecnicamente, não acreditamos que este dispositivo seja capaz de enviar conversas reconhecíveis a uma distância de vários quilômetros. Messer Hubbard e Bell pretendiam instalar um de seus "aparelhos de telefonia" em cada cidade. A ideia era idiota para ele. Mas a transmissão de voz ficou mais forte e melhor, o que acabou por aposentar o telégrafo em museus do mundo. Empresas se tornaram grandes usuários do telefone, e algumas delas se perguntaram se seria possível conectar mais de dois usuários para troca de informações, sem realizar uma reunião física. Para tentar atender a essa necessidade, a Bell Labs inventou o primeiro sistema de chamada de conferência em 1956, e, da sua investigação, a AT & T desenvolveu o Picturephone, lançado na Feira do New York World, em 1964. A Picturephone enviou informações visuais e de áudio através de três linhas telefônicas. Foi muito avançado para o seu tempo, mas complexo e caro. E apenas três pessoas poderiam participar. AT & T acabou por abandonar o produto, após o naufrágio de um bilhão de dólares em seu investimento. Mais tarde, outras empresas entraram no campo. A Conference Calls Unlimited, criada em 1998, foi uma das primeiras a tornarem-se muito bem sucedidas, e ainda está em atividade até hoje. O próximo grande marco das telecomunicações foi a internet, que começou como um projeto da Agência de Pesquisa em Projetos Avançados do Exército dos EUA (ARPA). Em seguida, Leonard Kleinrock do MIT, publicou artigos e livros que apontavam o caminho para redes de computadores. O protocolo de Internet (IP) foi padronizado em 1982, e os computadores começaram a se espalhar por universidades e faculdades. Em 1995, a internet foi autorizada para comercialização e começou sua jornada para se tornar o gigante que é hoje.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas