Simuladores de direção serão obrigatório nas autoescolas a partir de 2013


           Até hoje, a única forma que conhecemos para tirar a carteira de motorista é com um instrutor em vias de menor movimento. O Conselho Nacional de Trânsito exige 20 horas de aulas práticas atrás do volante. Entretanto, pilotar um automóvel não é tarefa tão simples, especialmente no começo. A questão é que independente da dificuldade ou facilidade que cada novo motorista pode ter, a rua oferece perigos.
     Agora, a tecnologia promete mudar um pouco essa história. A partir de 2013, todas as pessoas que se matricularem em autoescolas de todo o país, terão que passar por algumas aulas em um simulador de direção, antes de encarar as ruas.
     "É uma adequação, assim como em diversas áreas e diversos transportes já existe a adoção do simulador antes de se praticar nos veículos. Assim você garante a segurança ao condutor antes mesmo de ele ir para as ruas", explica Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, ministro das Cidades.
     A tecnologia e os padrões do simulador foram desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Este exemplo, apresentado no Salão do Automóvel, em São Paulo, é um protótipo básico do simulador.
     O simulador faz parte de uma série de ações do governo para alcançar a meta estipulada pela ONU de reduzir em 50% os mortos e feridos em acidentes de trânsito. Hoje, as ruas e estradas brasileiras estão entre as mais violentas e perigosas do planeta. Todos os anos, cerca de 43 mil pessoas morrem em consequência de acidentes envolvendo veículos.
     "Por estudos realizados nos Estados Unidos, foi constatada uma redução de até 40% no número de acidentes. Nós acreditamos que talvez, aqui no Brasil, este número chegue à metade disso. Mas acreditamos, sim, que o uso do simulador vai colaborar com a formação do condutor, porque quando ele vai para a aula prática, ele já teve cinco horas-aula no simulador", afirma Maria Cristina Hoffman, coordenadora de Educação do Denatran.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas