China planeja construir uma cidade “verde” a partir do zero


     O planejamento urbano é um grande desafio das cidades superpopulosas da China. Em busca de criar um modelo que reduza o impacto ambiental dos centros urbanos, o país está planejando construir do zero uma cidade completamente “verde”. Entre os objetivos estão aliviar problemas de poluição e problemas gerados pela multidão de pessoas.
     O distrito de uma megalópole, chamado Chengdu Tianfu, foi planejado por uma firma de arquitetura de Chicago. De acordo com os planos, a cidade deve ser construída em até 8 anos. Isto é pouco tempo, se considerarmos que a população deverá ser de 80 mil pessoas, ou algo em torno de 30 mil famílias.
     O distrito deve ter uma conexão de transporte público de massa para a gigantesca cidade de Chengdu, uma megalópole de 14 milhões de habitantes. Além disso, a cidade está planejada para utilizar 48 por cento menos energia e 58 por cento menos água do que uma cidade convencional com o mesmo número de moradores.
     Outra grande sacada do projeto é a área. Em um espaço de 1,3 quilômetros quadrados toda a população de 80 mil pessoas será dividida. Isto dispensará o uso do carro, já que as pessoas podem facilmente ir para qualquer parte da cidade em 15 minutos andando.
     O aumento da densidade populacional é uma técnica de planejamento urbano já utilizada em algumas cidades do mundo para reduzir o impacto ambiental. Por enquanto a cidade de Chengdu Tianfu é um protótipo, mas no futuro poderá ser replicada por todo país. Um dos pontos mais positivos do projeto é ver a China, famosa pelas cidades com alto grau de poluição, se preocupando com questões ambientais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas