Um Pedaço da Origem de Sobral


   Foto antiga da Igreja da Sé - Sobral - Brasil
   Existem em Portugal  14 localidades com o nome de Sobral. Contudo uma delas, “Sobral da Lagoa, da Freguesia do Concelho de Óbidos”, segundo o Pe. Sadoc de Araújo, dá origem ao nome de nossa Sobral, por ser de lá os nossos primeiros habitantes. Explica-se: Esta “Sobral da Lagoa” é a terra natal do sargento-mor Antonio Marques Leitão, pai de Quitéria Marques de Jesus que foi mulher do capitão Antonio Rodrigues Magalhães, casal proprietário da Fazenda Caiçara, onde o casal fixou residência até o final de suas vidas.
Igreja Matriz da Junta de Freguesia do Sobral da Lagoa de Óbidos - Portugal

   Quando a povoação da Caiçara passou à Vila, suas terras pertenciam à filha mais nova do casal, Bárbara Maria de Jesus, neta materna do citado sargento-mor Antonio Marques Leitão e afilhada de batismo de José Rodrigues Leitão, ambos parentes e portugueses, naturais da “Freguesia de Sobral da Lagoa, Concelho de Óbidos.” Terras estas posteriormente doadas ao patrimônio da Matriz.
Moinho de vento, localizado nas primeiras ruas da Freguesia - Portugal
"Diga-se mais que o português sobralense José Rodrigues Leitão, padrinho de dona Bárbara de Sá, mesma família de seus mais próximos ancestrais, falecera a 8 de abril de 1773 e fora sepultado na matriz da Caiçara, como consta do termo de óbito, apenas três meses antes da criação da Vila de Sobral, quando a sua memória ainda estava viva na lembrança e no luto portuguesas às novas de seus parentes. Se era obrigação de lei dar nomes de localidades vilas brasileiras, nada mais plausível que fosse escolhido o nome da terra onde nasceram os mais próximos ascendentes lusos da então proprietária da povoação.” (Pe. Sadoc de Araújo”)
Colaboração: Aurélio Ponte Filho

Comentários

Anônimo disse…
Ótimas informações.Precisamos conhecer mais a nossa história.Ela não pode e nem deve se perder no tempo.

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas