A Praça de Cuba


     "A Praça de Cuba é fruto do Convênio de Cooperação Cultural e Científico celebrado entre o município de Sobral e a província de Havana, numa homenagem a José Marti, o "Poeta das Américas".
     O projeto arquitetônico  da praça é de autoria de Alfredo Pizar e os projetos da escultura e da Fonte da Amizade são de Jorge Cabrera, ambos cubanos, que doaram os referidos projetos para os sobralenses. O Poeta José Marti, formado em Direito, Filosofia e Letras, transformou a sua bela poesia num instrumento de conscientização e de mobilização dos povos das Américas nas lutas contra a colonização e pela independência dos seus países.

     Apóstolo da independência de Cuba, última colônia espanhola na América, transformou-se no mártir das aspirações cubanas, inspirando os revolucionários liderados por Fidel e Che Guevara. Como escritor, José Marti foi um precursor do modernismo ibero-americano e sua obra completa é formada por 73 volumes.
     A escultura central desta praça é inspirada no perfil do rosto do poeta revolucionário José Marti, um visionário de seu tempo e um iluminador do futuro."
Fonte: Arquivos da PMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas