NASA desenvolve radar portátil capaz de encontrar pessoas soterradas ainda com vida


     Não é raro a NASA trabalhar em tecnologias que acabam sendo mais úteis aqui embaixo, na Terra, do que no espaço. O FINDER é apenas o exemplo mais recente disso: trata-se de um radar portátil apresentado semana passada, que é capaz de encontrar pessoas debaixo de escombros ainda com vida.
     Desenvolvido em parceria com o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, o FINDER (Finding Individuals for Disaster and Emergency Response) utiliza um sistema de emissão de micro-ondas mais preciso e, consequentemente, muito menos suscetível a interferências.
     O equipamento é capaz de detectar batimentos cardíacos a uma profundidade de aproximadamente 9 metros em escombros, cerca de 6 metros atrás de concreto maciço e 30 metros em espaços abertos, o que faz poder ser usado também para buscas noturnas em áreas de mata, por exemplo.
     Por ser portátil, o FINDER pode ser transportado sem dificuldades pelas equipes de resgaste. Só não se sabe ainda quando poderá ser usado porque ainda é um protótipo. Mas os testes feitos até agora com voluntários são animadores. A próxima fase consiste em avaliar o desempenho do aparelho em incidentes reais.
     É indiscutível a utilidade de uma tecnologia como esta. Soterramentos causados por terremotos, enchentes, furacões, atentados terroristas e até mesmo obras irregulares (né, Brasil?) representam um grande desafio para as equipes de resgate, não só por conta da complexidade do salvamento em si, mas também pelo dilema de decidir por onde exatamente começar os trabalhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas