Cientistas criaram um carro que freia sozinho quando o motorista se distrai


     Um grupo de cientistas australianos apresentou ontem um protótipo de carro que freia sozinho quando detecta que o motorista está distraído. O carro “movido a atenção”, que na verdade é um Hyundai i40 modificado, recebe informações de 14 sensores colocados na cabeça do usuário, que monitoram constantemente a atividade cerebral.
     Os cientistas pediram aos motoristas de teste que executassem tarefas que você talvez já tenha feito alguma uma vez na vida, como usar o celular, beber água, mudar a estação de rádio ou ler um mapa enquanto dirige. O carro freou automaticamente quando o software detectou uma redução na atenção e voltou a acelerar após o motorista ficar mais atento.
     Para que a mágica funcione, além de monitorar a atividade cerebral do motorista, os sensores analisam a frequência e duração das piscadas, a inclinação do pescoço e o tempo em que os olhos ficam fixados em um determinado ponto – ao fazer outras tarefas enquanto dirige, como responder a mensagens no celular, esses fatores são afetados.
     Esta parece ser uma boa ideia para ser implantada nos carros (isto é, se ela evoluir a ponto de não precisarmos usar um capacete com sensores) e talvez evite alguns acidentes de trânsito, mas não deve chegar tão cedo aos nossos automóveis: por enquanto, os cientistas dizem que a tecnologia não possui objetivo comercial e que a intenção é contribuir com as pesquisas no campo da segurança no trânsito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas