Brasileiros estão trocando telefonia fixa pela móvel


     Pela primeira vez no Brasil, mais da metade das casas com telefonia usa celular em vez do telefone fixo. A conclusão é do Pnad 2012 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgado na sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
     Dos 57,3 milhões de domicílios avaliados pelo estudo, 32,3 milhões mantinham apenas a linha móvel para se comunicar, alta de 2% em relação à pesquisa de 2011. Já a linha fixa, no entanto, teve queda de 1% e caiu de 2,1 milhões para 1,8 milhão.
     Os jovens que passam a morar sozinhos e mantêm apenas um celular na casa nova ajudam a explicar a inversão de papéis na telefonia. "Esse é um padrão que tende a aumentar", analisa a gerente da Pnad, Maria Lúcia Vieira. Além disso, a popularização dos smartphones e as ofertas de novos planos das operadoras impulsionam o serviço móvel.
     Segundo o IBGE, o número de domicílios com algum tipo de telefone pouco mudou em relação aos últimos anos e passou de 89,9% para 92,2%. Com isso, esta foi a primeira vez que o país superou a barreira dos 90% de casas equipadas permanentemente com serviço telefônico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas