Curiosity confirma: tem água em Marte


       A pequena sonda robótica enviada para Marte não encontrou exatamente um lago ou rio no planeta vermelho, mas sua descoberta permite afirmar: é oficial. Tem água no planeta vermelho. O que isso pode significar, para o passado e o futuro?
     O Curiosity tem um pequeno laboratório dentro dele. Ele recolheu uma amostra de solo e analisou por lá mesmo. Desconstruindo a amostra, o robô encontrou dois porcento de água. Também tinha cloro e dióxido de carbono no solo.
     Como todo o terreno marciano é composto por ventos fortíssimos, é bem provável que o solo tenha essa mesma composição por todo planeta. O Curiosity ainda precisa de mais amostras de solo para confirmar essa informação.
     Além de sustentar a hipótese de que houve vida em Marte um dia, a descoberta é útil para pensar no futuro. Quando naves tripuladas forem ao planeta vermelho, aquecer um pouco de solo vai ser suficiente para conseguir água.
     Será que o planeta vermelho “secou” com o tempo? Será que vamos ser capazes de povoá-lo novamente? Vamos esperar por mais respostas da Curiosity, porque as coisas estão ficando interessantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas