Fazendeiros ingleses criam rede de internet por fibra ótica


     Mostrando que a força e o esforço da comunidade ainda é a melhor forma de resolver diversos problemas, um grupo de fazendeiros de uma cidade inglesa resolveu arregaçar as mangas e criar uma rede pessoal de internet por fibra ótica. A velocidade? 1 Gbps, muito mais do que qualquer empresa já ofereceu no país.
     Tanto aqui no Brasil quanto na Inglaterra, cidades pequenas e áreas rurais costumam ser “esquecidas” pelos provedores de internet, que, ou não oferecem nenhum serviço de conexão, ou oferecem soluções precárias de baixa velocidade a custos abusivos. Cansados disso (e provavelmente desesperados para poder assistir filmes sem atrasos), os moradores de Arkholme criaram uma rede de fibra ótica por toda a cidade.
     A rede, conhecida como B4rn (ou C3l31r0, em uma tradução muito tosca), atinge o absurdo de 1 Gbps de download, batendo com folga qualquer solução, mesmo as disponíveis em grandes centros, como Londres. Tal feito só foi possível com a ajuda de todos os moradores da região de Arkholme, que arcaram com os custos de cabeamento e também abriram suas fazendas de livre e espontânea vontade para que fosse possível escavar a linha por onde os cabos passariam.
     Claro que o acesso não é de graça, afinal, é preciso pagar pela manutenção e principalmente pela expansão da rede. Mas o custo para acessar a rede é baixo: 30 libras por mês, ou um pouco mais de R$ 90. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas