Cães conseguem compreender os humanos


     Uma pesquisa conduzida por Juliane Kaminske, uma cientista da Universidade de Portsmouth, localizada no Reino Unido, revelou algo muito curioso. Segundo os resultados, foi possível constatar que cães domésticos têm a capacidade de compreender a perspectiva humana.
     Para chegar a esta conclusão, várias baterias de testes, envolvendo uma série de variáveis diferentes, foram realizadas com um total de 84 cães, sendo metade composta por fêmeas e a outra metade por machos. Havia um humano em um cômodo e que proibia os cães de pegarem comida que estava naquele ambiente.
     Então, foi constatado que quando não havia iluminação, os animais eram muito mais desobedientes, sendo mais rápidos para pegar a comida e também que a pegava em quantidade maior. Nessas condições, os cães foram até quatro vezes mais desobedientes.
     Juliane Kaminske comentou que isto é algo incrível e implica que os cães são capazes de compreender que os humanos não podem enxergá-los quando o ambiente está escuro, e, por isso, entender a perspectiva humana. A compreensão deles, contudo, ainda pode ser limitada ao “aqui e agora” e sem percepções complexas, como citou a INFO. Em função disso será necessário realizar várias outras pesquisas para se compreender melhor os mecanismos que controlam estes animais.
     A afirmação que vem a seguir pode não ter nenhuma comprovação científica ainda, mas quem já teve um cão, pode dizer que eles também são capazes de entender os sentimentos de seus donos humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas