Google+ ou Facebook?
O Índice de Satisfação do Consumidor
Americano foi divulgado e tem alguns dados chocantes sobre nossos sentimentos
em relação a serviços online. As pessoas estão notadamente satisfeitas com o
Google+. Elas estão mais satisfeitas com o Google+ do que com o Facebook. E o
Facebook vem caindo.
O relatório é uma pesquisa anual com 80
mil norte-americanos que pede a eles para avaliar o quão felizes estão a
respeito de uma série de bens e serviços em uma escala que vai de 0 a 100. Tem
um montão de números nesse estudo, mas o mais interessante fica na seção
“Internet Social Media”. O Google+, lançado faz pouco mais de um ano, entrou na
tabela com um índice estrondosamente alta de 78 pontos — ele ficou no topo da
lista ao lado da Wikipedia. Isso diz muito. Quem não ama a Wikipedia? É
informação gratuita da boa.
Para o Facebook, bem… parece que todos
aqueles embates relacionados à privacidade pegaram carona com o filme porque
ele marcou minguados 61 pontos. Não está muito abaixo da média geral da
categoria, de 69, mas é o menor índice de todos os serviços de mídia social
avaliados este ano. E é menor que o índice auferido ano passado — 66. Mal,
Zuckerberg, mal.
Odiamos mídia social? Ela nos deixa menos
satisfeitos? Há muitas evidências que sugerem isso! A nota de mídia social
ficou abaixo da de notícias e informativos (73) e portais e motores de busca
(79). Claro, trata-se apenas de um estudo e pode ter havido uma série de fatores
que resultou nesse número tímido. Você precisa realmente amar o Google+ para
usá-lo, enquanto o Facebook basicamente se tornou uma obrigação social.
Além disso, alguns desses números são
simplesmente estranhos. Talvez faça sentido que as pessoas realmente amem o
Google (82). Mas a FoxNews.com ter marcado 84? TÁ DE BRINCADEIRA?
[ASCI via Wired]
Comentários