Tecnologia 4G dos novos smartphones não funcionará no Brasil.



     Um dos itens que podemos observar na lista de recursos técnicos dos novos smartphones lançados recentemente é o chamado 4G.
   O 4G é a quarta geração dos padrões de comunicação móvel, sucedendo o 3G. As aplicações previstas incluem acesso à web de maneira muito mais veloz (podendo atingir 100Mbps), telefonia IP, serviços de jogos, TV de alta definição móvel, videoconferência e até mesmo televisão em 3D.
     Para o funcionamento do 4G no Brasil o governo fez o leilão das frequências na faixa de 2500MHz. Infelizmente não é a melhor opção, já que pela sua característica as empresas vão precisar construir mais torres para compensar a menor extensão do sinal, se comparado às frequências na faixa de 700MHz, que são mais comuns para este tipo de serviço mundo afora. No país, contudo, as frequências na faixa de 700MHz são utilizada pela TV analógica, que já deve ser extinta dentro de alguns anos.
     Outro fator complicador é que os smartphones produzidos no exterior geralmente não possuem suporte para a frequência que será adotada aqui. Mas, conforme a implantação vá ocorrendo, as empresas devem dar suporte conforme comecem a direcionar seus aparelhos ao nosso mercado. Isto deve ocorrer até o fim de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas