Apple usou a Sequência de Fibonacci para ciar sua logomarca
Apple
Todo mundo conhece esta marca. Porém, poucos conhecem o conceito que foi utilizado para produção
da sua identidade visual. Na imagem abaixo temos o
detalhamento técnico de sua marca, que é totalmente baseada na sequência de Fibonacci.
(1,2,3,5,8 e 13)
Não somente o Iphone, mas todos os outros
produtos da Apple são baseados na sequência de Fibonacci. Será esse o segredo
da preferência pelos seus produtos?
A sequência Fibonacci
Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa, Leonardo
Pisano ou ainda Leonardo Bigollo, (Pisa, 1170 à 1250 d.C.), propôs no século XIII, a seqüência numérica abaixo:
(1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21,
34, 55, 89, …)
Essa sequência tem uma lei de formação
simples: cada elemento, a partir do terceiro, é obtido somando-se os dois
anteriores. Veja: 1+1=2, 2+1=3, 3+2=5 e assim por diante.
Desde o século XIII, muitos matemáticos,
além do próprio Fibonacci, dedicaram-se ao estudo da sequência que foi
proposta, e foram encontradas inúmeras aplicações para ela no desenvolvimento
de modelos explicativos de fenômenos naturais.
A partir de dois quadrados de lado 1, podemos
obter um retângulo de lados 2 e 1. se adicionarmos a esse retângulo um quadrado
de lado 2, obtemos um novo retângulo 3×2. Se adicionarmos agora um quadrado de
lado 3, obtemos um retângulo 5×3. Observe a figura a seguir e veja que os lados
dos quadrados que adicionamos para determinar os retângulos formam a sequência
de Fibonacci.
Comentários