A primeira TV com Windows 8.1 do mundo é brasileira

     A Apek, empresa especializada no desenvolvimento de telas touchscreen, apresentou nesta semana em São Paulo a primeira linha de Smart TVs com tela sensível ao toque e sistema operacional Windows 8.1: a Max Pad, que inaugura o segmento das Windows Touch TVs.
     Ao todo, são 3 modelos de painéis LCD, disponíveis nos tamanhos 39″, 50″ e 64,5 polegadas, todos com resolução Full HD (resolução 1920×1080 pixels) e tela LED LCD. Entre as vantagens destacadas pelo fabricante, estão:

  • Sistema operacional Windows 8.1;
  • Tela sensível a múltiplos toques (multi-touch screen);
  • Câmera de 5MP para vídeo conferências;
  • Opções de armazenamento interno em SSD (60GB) ou Hard Disk – HDD (500GB);
  • Processador quad-core de 3.8 GHz e placa gráfica ATI Radeon HD7600;
  • Controle remoto universal multi-função (funciona como “air mouse” e teclado sem fio), o MaxRemote;


     Pode-se dizer que estas são as primeiras TVs com computador embutido, o que deve empolgar muito os donos de Media Centers ou usuários insatisfeitos com as limitações das Smart TVs atuais (entre eles, o autor deste post!). O resultado é uma linha que pretende unir o melhor dos PCs às televisões com tela sensível ao toque.
     Para facilitar o uso da Max Pad TV, a empresa desenvolveu um software próprio que permite gravar a programação de TV automaticamente (em buffer) e interagir com as imagens, fazendo desenhos e marcações. O resultado final pode ser compartilhado por email e redes sociais. O dispositivo possui armazenamento interno (60GB SSD ou 500GB HDD), mas o usuário pode aumentar a capacidade com o uso de unidades flash (pendrives) ou HDs com saída USB.
     Outros recursos incluem o processador A10 QuadCore de 3.8 Ghz da AMD, placa gráfica ATI Radeon 4660, 8GB de memória RAM e tecnologia touchscreen de sensoriamento óptico AQS (Apek Quad Sensor). Como um PC tradicional, o Max Pad oferece suporte completo à instalação de inúmeros programas de computador, inclusive aplicativos desenvolvidos para Windows XP, Vista e Windows 7, como Photoshop, Autocad, Microsoft Office, etc.
     Vale comentar que a Apek é uma empresa brasileira, e o Max Pad foi desenvolvido e fabricado no Brasil, apresentando um índice de nacionalização na faixa de 70%. Todo o processo de desenvolvimento foi realizado por um grupo de profissionais que levou quase dois anos para concluir o trabalho. “Obviamente, parte da tecnologia embarcada no produto é fornecida por empresas estrangeiras, como é o caso dos painéis de LED LCD, com apenas cinco fabricantes no mundo”, explica Rafael Tonelli, Diretor Comercial da Apek.
     Durante a apresentação, a empresa lembrou de possibilidades interessantes para quem quiser “tunar” a Max Pad. Ela pode ser atualizada para futuras versões do Windows e, assim como um computador comum, pode ser usada com o Kinect do Xbox. A tela suporta imagens em 3D, mas a empresa optou por não incluir esse suporte no firmware (uma pena, não?). Outra feature programada para um futuro update é a utilização do MaxRemote como telefone em conjunto com a TV.
     Os três modelos da Max Pad já estão disponíveis para venda, com entrega para todo o Brasil. A venda é realizada através das lojas da rede Fnac e pela própria Apek. Além das TVs, serão disponibilizados acessórios, como pedestais e suportes especiais para os produtos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas