Coca-cola ainda é a marca mais valiosa do mundo
A
consultoria Interband divulgou nesta terça-feira, 2, a lista das “100 Melhores
Marcas Globais”, realizada por ela há 13 anos. A Coca-Cola manteve a liderança
do ano passado e venceu a Apple ao ser cotada em US$ 77,8 bilhões contra US$
76,6 bilhões. A IBM completa o pódio com US$ 75,5 bilhões.
O crescimento de 26% no valor de marca em
2011 levou o Google a ultrapassar, pela primeira vez, a Microsoft e tomar dela
o 4º lugar. As duas valem, respectivamente, US$ 69,7 bilhões e US$ 57, 8
bilhões. Samsung e Intel vêm em 8º e 9º lugares, cotadas a US$ 39,3 bilhões e
US$ 32,8 bilhões. Cinco das 10 maiores marcas citadas são de tecnologia.
A surpresa fica por conta do Facebook, que
aparece apenas em 69º lugar (US$ 5,4 bilhões) devido ao mau momento vivido na
Bolsa de Valores, cuja desvalorização causa perda de valor de mercado. HP
(15º), Oracle (18º), Nokia (19º) e Amazon (20º) são outras marcas do setor bem
posicionadas.
A lista da Interbrand é elaborada de
acordo com três aspectos-chave: desempenho financeiro dos produtos ou serviços
da marca, o papel que ela desempenha ao influenciar a escolha do consumidor e o
poder para comandar um preço premium ou garantir os lucros da companhia.
Comentários