Windows 8 – Um desafio para a Microsoft
A espera termina na próxima
sexta-feira, 26 de outubro. A partir da meia-noite, lojas do mundo inteiro
iniciarão as vendas do Windows 8, o novo sistema operacional da Microsoft e a
tentativa da empresa de se posicionar em um mundo em que os PCs deixaram de ser
o dispositivo mais usado para acessar a internet.
O lançamento do Windows 8 não é importante
somente por ser a primeira vez em três anos que a Microsoft atualiza a
plataforma mais usada nos computadores pelo mundo. Ele marca a entrada da
companhia em um novo mercado e foi considerado pelo CEO Steve Ballmer como o
lançamento mais importante da história da empresa.
O Windows 8 representa uma das maiores
revoluções dentro da família de sistemas operacionais da Microsoft. Isso porque
uma nova interface foi desenvolvida para ele com foco em tablets e dispositivos
com telas sensíveis ao toque. Em vez da tradicional área de trabalho com o seu
papel de parede e uma barra de ferramentas na parte inferior, o usuário, ao
abrir o W8, encontrará retângulos com diversas informações sendo atualizadas em
tempo real - eles são chamados de "tiles" (ou azulejos).
O Windows 8 é diferente do Windows 7 e
isso é fácil de perceber. O que pode não ser tão fácil é aprender a usar o
sistema. Analistas acreditam que a mudança radical pode afastar usuários
antigos que teriam medo de não conseguir usar o Windows 8.
A Microsoft, então, tem o desafio de
reeducar os seus consumidores, acostumados há décadas com a forma de navegação
do Windows que permanece pouco modificada desde o lançamento do Windows 95.
O Windows 7 foi um enorme sucesso e é o
sistema operacional mais usado no mundo, seja dentro das casas ou no ambiente
corporativo. A Microsoft domina o segmento há décadas. Mas, mesmo assim, o
Windows 8 é visto como uma grande interrogação por parte do mercado, e, para
muitos, é a chance da Microsoft se manter forte enquanto é ameaçada por
concorrentes como Google e Apple.
Com o Windows 8, a Microsoft tenta frear o
crescimento do iPad(duvido). O sistema também foi projetado para tablets e
diversos aparelhos serão lançados com a plataforma. Um deles é da própria
fabricante: o Surface, que chega às lojas no mesmo dia 26 de outubro por US$
499. Confiante no sucesso, a Microsoft estima que entre 3 milhões e 5 milhões
de unidades do tablet podem ser vendidas ainda em 2012.
Fonte: olhar digital
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