O Compact Disc completou 30 anos


     No dia 1º de outubro a comercialização do primeiro CD no mundo completou 30 anos. A tecnologia revolucionou o mercado fonográfico, mas hoje está caindo no esquecimento.
    O CD (Compact Disc) foi inventado em 1979, mas só começou a ser comercializado em 1982, no dia 1º de outubro. A invenção nasceu de uma parceria entre Philips e a Sony, que além do disco compacto, também lançou o primeiro tocador de CD naquele mesmo ano.
     O primeiro álbum no formato foi o “52nd Street” do cantor Billy Joel pela Sony Music Entertainment. O CD trazia uma série de vantagens se comparado ao que dominava a indústria da música naquele momento, as fitas cassetes e os discos de vinil. Entre estas vantagens estavam a maior capacidade do produto, durabilidade e clareza sonora. Sendo mais duráveis, fáceis de transportar e sem os chiados, inevitavelmente fez com que os discos de vinil fossem considerados obsoletos.
     Tempo depois, os drives de gravação de CD se tornaram comuns nos computadores. Os CDs então passaram a ser utilizados por muitos também como dispositivos de back up de dados.
     Da mesma forma que o vinil caiu na obsolescência, está acontecendo com o CD. Já não é mais tão comum as pessoas comprarem este tipo de mídia. O responsável por isso é o mp3 e a nova industrial da música digital. Este tipo de coisa é muito comum de acontecer conforme a tecnologia avança.

Fonte: blogspop

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas