Você sabe por que a zebra é listrada?


     Cientistas alegam ter descoberto por que as zebras têm as listras pretas e brancas, características de sua raça. Um estudo publicado no “Journal of Experimental Biology” mostrou que o padrão de listras faz delas animais muito menos atrativos para os insetos.
     Existem muitas teorias para explicar as listras inconfundíveis das zebras. Cientistas sugerem que cada zebra tem um padrão único que faz com que seja reconhecida por outros animais. Ou que a massa  preta e branca de um grande bando cria uma camuflagem confusa que afasta seus predadores.
     Mas a equipe de cientistas demonstrou, com testes, exatamente qual efeito as listras das zebras causa em seu mais comum e irritante inimigo – a mosca sugadora de sangue de equinos.
      Como parte do seu experimento, a equipe colocou modelos grudentos de cavalos – um branco, um preto e uma zebra listrada – em um campo infestado das moscas. Quando eles recolheram as moscas que tinham pousado e ficado presas em cada modelo, ele descobriram que o modelo da zebra tinha sido bem menos atacado pelas moscas do que os outros dois.
     Os pesquisadores acham que as zebras tiveram um ancestral de pele negra, o qual foi sendo envolvido com listras brancas, em algum ramo, durante a corrida da sua evolução,  ao lado do inseto que começou a mordê-las, trazendo doenças para a maioria dos rebanhos equinos.

Fonte; BBC de Londres
Tradução: Sartobega

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas