Festina Lente

     Quem trafega pela estrada Sobral-Meruoca já deve ter vista esta bodega bem na encruzilhada Meruoca-Palestina. Esta bodega já funciona lá há décadas e, mesmo já tendo sido reformada e pintada várias vezes, a única coisa que não muda é a inscrição pintada na sua lateral onde se lê "Festina Lente". Mas poucas pessoas sabem o que significa a frase. Pois aí vai: "Festina Lente" é um (*)oximoro latino que significa "Apressa-te devagar". É atribuída a Augusto, imperador romano, e quer dizer que o trabalho executado devagar é melhor do que quando feito apressadamente.
     A expressão " apressa-te devagar" na verdade quer dizer: " Faça o seu trabalho de maneira rápida, porém não apressada. A diferença é que na primeira modalidade, temos prazo a cumprir, isso não nos impede de desenvolver a tarefa de maneira curada, com precisão e máxima atenção. Na segunda modalidade o indivíduo desenvolveria a tarefa atabalhoadamente só se importando em terminá-la o quanto antes sem levar em consideração o produto final acabado"

(*)Oximoro - ou: oximóron, paradoxismo (do grego ὀξύμωρον, composto de ὀξύς "agudo, aguçado" e μωρός "estúpido") é uma figura de linguagem que harmoniza dois conceitos opostos numa só expressão, formando assim um terceiro conceito que dependerá da interpretação do leitor. Trata-se duma figura da retórica clássica.
Fonte: Wikipedia

Comentários

Anônimo disse…
Muitas vezes ouvi os mais antigos falarem que "Festina Lente",quando se referiam a dita frase da bodeguinha,significava "devagar e sempre",e estava ali como um alerta para os que iriam descer a serra,para que o fizessem devagar e com cuidado.
O espírito da mensagem é a mesma.

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas