Netflix na Web ganha interface mais prática


     Não sei quanto a você, mas eu prefiro assistir aos vídeos da Netflix a partir dos apps do serviço. O motivo? A experiência de uso no navegador não é das melhores. Mas essa impressão está prestes a ficar no passado: a companhia anunciou na segunda-feira (15) a esperada interface que promete corrigir as deficiências da versão web.
     “Demorou!”. Foi a primeira coisa que eu disse ao saber da novidade. Mas a longa espera tem um motivo: segundo a Netflix, esta é a primeira grande mudança que o site do serviço sofre em quatro anos, logo, foi necessário criar a interface do zero para a experiência ficar dentro das expectativas.
     Na primeira olhada, parece que os esforços valeram a pena. O novo site da Netflix tem um ar realmente prático, com um comportamento que o torna mais parecido com um aplicativo do que com uma página web.
     Ao passar o cursor do mouse sobre um título, por exemplo, você verá uma sequência de imagens do filme. Clicando nesse título, o serviço mostrará um painel com a sinopse, comentários e outras informações da produção.
     Ali também aparecerá uma opção chamada “More like this” que permite encontrar mais facilmente filmes e seriados relacionados ou que tenham a participação de determinado membro do elenco, por exemplo.
     Mas a mudança que provavelmente será mais celebrada é o novo modo de navegação. No formato atual, você tem que deixar o cursor do mouse sobre uma seta na lateral para percorrer a linha que mostra os demais títulos. Há tão pouca praticidade aí que um desenvolvedor teve a ideia de criar um bookmarklet (pequeno código em JavaScript) que acaba com as listas horizontais.
     O novo layout não aposenta a navegação lateral, mas a Netflix jura de pés juntos que ficou muito mais fácil e rápido percorrer as linhas. A companhia destaca também que a função foi preparada para, além do mouse, funcionar bem com trackpad e tela sensível a toques.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas