Decifrada mensagem Viking de 900 anos, esculpida em fragmento de madeira


   Nos últimos anos, pesquisadores vêm tentando decifrar um alfabeto de runas Viking conhecido como Jötunvillur, um código desconcertante que remonta ao século 11 ou 12, que foi encontrado em cerca de 80 inscrições, incluindo a parte riscada de madeira encontrada acima. Recentemente o “runologista” Jonas Nordby da Universidade de Oslo conseguiu decifrar o código e descobriu a mensagem secreta gravada neste objeto de 900 anos de idade, a mensagem diz:  "Beije-me".
     Para o código jötunvillur, substitui-se o caráter rúnico original com o último som do nome runa. Por exemplo, a runa para 'f', pronunciado fe, seria transformado em um 'e', ​​enquanto a runa para 'k', Kaun pronunciado, tornou-se 'n'.
     "É como resolver um quebra-cabeça", disse Nordby ao site norueguês forskning.no. "Aos poucos, comecei a ver um padrão, no que formou aparentemente combinações sem sentido de runas."
     No entanto, aqueles que pensam que as runas codificadas irão revelar segredos profundos vão se decepcionar. As mensagens encontradas até agora parecem ser usadas em um tom brincalhão. Neste caso, a mensagem era 'Kiss me'. Nordby explica: "Nós temos pouca razão para acreditar que os códigos de runas devem ocultar mensagens importantes, muitas vezes as pessoas escreveram mensagens curtas no dia a dia."
     O ato de codificação de mensagens secretas parece ter sido uma atividade de lazer entre os Vikings, como algumas das outras inscrições traduzidas acabaram por ser provocações lúdicas para a pessoa que faz a decodificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas