Western Digital lança HD preenchido com gás hélio


     Cerca de um ano depois de revelar seus planos de produzir HDs com gás hélio, a Western Digital finalmente apresentou seu primeiro modelo baseado nesta técnica. De nome Ultrastar He6, o dispositivo tem 3,5 polegadas, interface SATA/SAS de 6 Gb/s e será produzido pela sua subsidiária Hitachi Global Storage Technologies (HGST).
     Segundo a companhia, o gás hélio preenche todo o interior do dispositivo e, por ser mais leve que o ar, oferece várias vantagens, como possibilitar a fabricação de unidades com maior capacidade de armazenamento e exigir menor quantidade de energia.
     A maior capacidade se deve ao fato de o gás permitir a adição de mais discos no dispositivo sem que se torne necessário aumentar as dimensões. Como o hélio apresenta menor resistência que o ar, pode-se então deixar os discos mais próximos entre si – onde havia cinco pratos, agora podem existir até sete. Isso explica a capacidade de 6 terabytes do Ultrastar He6.
     O preenchimento de ar é importante especialmente por ajudar a evitar que as cabeças de leitura e gravação toquem nos pratos e danifiquem a unidade. Como a densidade do hélio é até um sétimo menor que a do ar, o espaço entre os discos pode ser diminuído sem prejudicar este método de proteção.
     A menor resistência do hélio também reduz os esforços de trabalho do motor que faz os discos girarem. Desta forma, há não só menor consumo de energia – de até 23%, segundo a HGST – como também redução da emissão de calor.
     A tecnologia se mostra, portanto, especialmente útil para soluções de armazenamento que utilizam vários HDs. Não é por menos que o foco da HGST com o Ultrastar He6 está justamente em data centers e grandes equipamentos de storage, por exemplo.
     A companhia não revelou preços, tampouco em quais mercados o HD será disponibilizado. O que se sabe é que, pelo menos inicialmente, não haverá muitas unidades: o momento agora é de testes por parte dos clientes, segundo a Western Digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas