Os incríveis vitrais do Jardim Botânico de Toluca


     Vitrais são invariavelmente associados às igrejas. No entanto, os moradores da sortuda cidade mexicana de Toluca, têm um maravilhoso jardim botânico repleto de uma série de janelas de vidro incrivelmente pintadas. Além de ser uma exibição soberba de plantas e arte juntas.
     Embora o edifício tenha sido construído como uma estação ferroviária, de fato era um mercado, há mais de 60 anos. Como o primeiro mercado permanente de Toluca, foi de importância enorme para a cidade. No entanto, como a cidade floresceu e cresceu, o mercado tornou-se muito pequeno. Na época de seu fechamento, em 1975, ele foi cercado por mercados de satélite e muitas vezes as ruas em torno dele eram tão congestionadas que se tornaram intransitáveis.
    A cidade tomou a decisão de fechar o mercado para mudar isso. Mas o que  fazer com o maravilhoso edifício art deco, com seu metal e telhado de vidro? Alguns queriam que o prédio fosse demolido e substituído por uma praça, enquanto outros queriam que ele fosse vendido para mãos privadas para a conversão em edifícios de escritórios. Um homem, no entanto, tinha ideias diferentes. Leopoldo Flores - um artista local -  tinha um plano.
     Flores imaginou algo magnífico para o espaço. Ele viu um enorme mural de vitrais circundando todo o edifício, inclusive o teto. Abaixo e dentro de seus limites, ele propôs um jardim botânico. A arte que mostram a relação entre o homem e o universo, a flora que coloca o homem em seu ambiente ecológico. O nome para o projeto, que também tornou-se o nome do edifício seria Cosmovitral. Uma fusão das palavras em espanhol para cosmos e vidro, o projeto levaria quatro anos a partir do desenvolvimento até a conclusão.
     O Cosmovitral foi inaugurado em 1980 e abriga cerca de 500 espécies de plantas do México e de todo o mundo, incluindo lírios, rosas, orquídeas raras mexicanas, assim como cipreste e samambaias. Há também árvores e arbustos, como a araucária do Chile, amaranto do Brasil e árvores de tulipa da China.





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas