Uma pequena parte do seu QI depende de um único gene


     Se você agradece a seus pais por sua inteligência ou os culpa pela sua burrice, você talvez tenha razão — mas não pela forma que eles te criaram. Na realidade, um novo estudo oferece as evidências mais convincentes de que a inteligência é afetada por um único gene.
   A pesquisa, conduzida na UCLA e publicada na Nature Genetics, estudou exames de ressonância magnética e amostras de DNA de mais de 20 mil pessoas. Graças à massiva quantidade de voluntários, os pesquisadores foram capazes de identificar um único gene que tem um significativo e mensurável impacto (notadamente pequeno, porém) sobre a inteligência.
     Eles descobriram que variações em um gene chamado HMGA2 podem alterar o QI em 1,29 pontos. A variação no gene é apenas uma molécula diferente na cadeia de DNA. Apesar da pequena diferença, é uma incrível descoberta para provar que uma variação química mínima pode ter efeito sobre a inteligência humana.
     Além de elevar o QI em 1,29 pontos, a mesma variação no gene também aumenta o volume geral do cérebro em 0,58% em um cérebro de tamanho médio — é o equivalente a duas colheres de chá extras de poder cerebral.
     Vale notar que o efeito é pequeno e requisitou uma enorme quantidade de participantes para ser identificado. Isso significa que a descoberta não tem um grande impacto na maneira que julgamos a inteligência dos outros — mas tem, sim, por demonstrar pela primeira vez que diferenças genéticas têm seu papel na hora de determinar habilidades cognitivas.

Nature Genetics via New Scientist.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas