O Facebook pode estar espionando você
Kelli Burns, professora de
comunicação de massa na Universidade do Sul da Flórida (EUA), levantou uma
teoria: o Facebook pode estar ouvindo suas conversas para exibir anúncios
relevantes aos usuários. A rede social nega isso veementemente.
Segundo o Independent, Burns falou sobre
alguns assuntos específicos próxima ao celular, e depois encontrou anúncios
relacionados a esses temas no Facebook.
A rede social, no entanto, rejeita as
acusações. “O Facebook não usa o microfone do seu celular para direcionar
anúncios nem para mudar o que você vê no Feed de Notícias”, escreveu a empresa
em um comunicado. Ela diz que às vezes pode acessar o microfone do usuário, mas
somente se obtiver permissão.
Um porta-voz do Facebook também nos enviou
a seguinte declaração (grifo deles):
"O Facebook não usa o áudio do microfone
para direcionar anúncios nem histórias no Feed de notícias de nenhuma forma. As
empresas podem exibir anúncios relevantes com base nos interesses das pessoas e
em outras informações demográficas, mas não coletando áudio."
A ligação entre conversas e anúncios
direcionados já apareceu antes. Em outubro de 2015, um usuário do Reddit
questionou se o Facebook o estava ouvindo depois que ele falou com a namorada
sobre matar uma barata; ele afirmou que, depois, surgiram anúncios sobre
controle de pragas.
Após o incidente, não fizemos nenhuma
busca na internet. Nem eu jamais procurei qualquer coisa relacionada a insetos
ou controle de pragas… No entanto, após 7 a 10 minutos, um anúncio apareceu no
Facebook (no meu iPhone) com grandes imagens de bichos rastejantes e o
subtítulo “Precisa de Controle de Pragas?”.
A rede social respondeu basicamente da
mesma forma na época: “o Facebook não está ouvindo nem armazenando suas
conversas”.
Anteriormente, em 2014, o Facebook passou
a ter problemas quando anunciou que iria começar a ouvir músicas ou programas
de TV tocando no ambiente enquanto o usuário atualizasse o status. Esse recurso exigia permissão do
usuário, mas levantou preocupações sobre privacidade.
Estes relatos mais recentes também vêm na
esteira de uma atualização recente no programa de publicidade do Facebook, que
foi ampliado para atingir pessoas dentro e fora da rede social. À medida que
mais microfones se tornarem presentes em nosso cotidiano, mais empresas poderão
ouvir o que está acontecendo em nossas vidas.
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