Tim Cook fala sobre Android e celulares baratos e declara: “não fabricamos lixo”
Tim Cook está ciente de que
o Android detém uma fatia de mercado maior do que os dispositivos iOS, mas sob
seu ponto de vista essa discussão é irrelevante. Em entrevista ao Businessweek
junto com Jonathan Ive e o chefe de design Craig Federighi, ele foi categórico
ao dizer que vender mais não é importante, e sim ser o sistema mais relevante:
os apps iOS são os mais rentáveis e os maiores responsáveis pelo tráfego na net
em comparação à suas contrapartes do robozinho verde:
“Uma maior fatia de mercado faz diferença
se seu produto não é utilizado? Para nós é importante que as pessoas usem nossos
produtos. Nós realmente queremos enriquecer as vidas das pessoas, e você não
pode mudar a vida de alguém dessa forma.”
Não é um problema isolado: a grande
maioria dos usuários de Android (que não somos nós, os geeks) não faz uso de
apps, adquirem o aparelho por ser barato e não o usam de forma diferente que um
feature phone. Por mais que doa, essa é a verdade.
Mas Cook não parou por aí: ao ser
questionado sobre se o iPhone 5c deveria ser um aparelho de baixo custo de modo
a abocanhar o mercado intermediário de aparelhos, ele disse (sem nenhuma
surpresa, sejamos sinceros) de que “a Apple nunca teve a intenção de vender um
smartphone barato. (…) Nossa prioridade era desenvolver um aparelho capaz de
entregar uma grande experiência, e fomos capazes de fazê-lo com um custo
baixo”.
Com isso Cook reafirma a máxima da
empresa: entregamos experiência de uso e produtos premium, e foi mais longe:
para ele esse mercado em si não é interessante para a Apple porque abraçá-lo
significaria desenvolver aparelhos de performance e experiência inferiores, ou
nas suas palavras, “lixo”:
“Há sempre uma grande parte do mercado que
é um lixo. (…) Nós não fabricamos lixo. Há um segmento do mercado que realmente
deseja um produto do tipo, e eu quero competir como um louco por esses
consumidores. Mas eu não pretendo perder uma noite de sono por esse mercado,
pois é assim que somos.”
Como dito antes, um aparelho barato não é
parte do DNA da empresa, e mesmo que a Apple queira atender o mercado que
consome aparelhos inferiores, ela não o fará ao custo de comprometer sua
posição de produto premium e sua experiência de uso, apenas para vender mais
(até porque os lucros da empresa não são tão ruins assim). A Apple sempre
prezou a interação com seus dispositivos e um consumidor que não consome apps
não é o seu perfil de usuário, e a empresa não fará questão de correr atrás
dele.
Fonte: Mashable.
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