A aeronave do futuro chegou
No passado o homem olhava para o céu e
esperava encontrar balões gigantes em vez de aviões voando. O desastre de
Hindenburg colocou um fim a esses sonhos. Mas quase um século depois, uma
empresa pode finalmente ter descoberto como construir um dirigível adequado
para o século 21. Só não chame-o de dirigível.
Este dirigível rígido, apelidado de
Aeroscraft, difere fundamentalmente do, digamos, dirigível da Goodyear.
Dirigíveis, por definição, não contam com estrutura interna e mantém a forma
apenas com a pressão do gás que eles contêm; quando o gás escapa, eles esvaziam
como os balões gigantes que no fundo eles são. Aeronaves rígidas, como os
antigos zepelins, mantém a forma apesar da pressão de gás graças a uma
estrutura interna esquelética – o Hindenburg usava madeira altamente
inflamável, enquanto o Aeroscraft é feito de alumínio e fibra de carbono – e
mantém a flutuabilidade com uma série de bexigas cheias de gás. E ao contrário
de aeronaves híbridas, o Aeroscraft não precisa de impulso para gerar a
sustentação através de um conjunto de asas. É o poder do hélio.
O Aeroscraft está sendo desenvolvido pela
Aeros Corp, a maior fabricante mundial de aeronaves e dirigíveis, desde 1996. O
projeto recebeu mais de US$ 35 milhões em financiamento de pesquisa e
desenvolvimento e o governo até emprestou à empresa alguns engenheiros da NASA
para ajudarem a desenvolver a aerodinâmica e os sistemas de controle. Com o
lançamento bem-sucedido de um protótipo, o Pelican, no último final de semana,
o investimento parece ter compensado. O futuro da viagem mais leve que o ar
parece estar perto de nós.
Com mais de 80 metros de comprimento e 30
metros de largura, o protótipo Pelican tem quase a metade do tamanho que um
Aeroscraft completo terá. Se o projeto for concluído, o Aeroscraft terá mais de
120 metros de comprimento e será capaz de carregar mais de 60 toneladas
Diferentemente de dirigíveis que mantém
uma flutuabilidade constante e contam com lastro e ventiladores para ajustar a
sua altitude, o Aeroscraft vai usar um sistema de bexiga único que pode alterar
o seu peso estático (em relação ao ar) apelidado COSH (da sigla em inglês para
Controle de Peso Estático). O sistema realmente funciona de forma bem parecido
com a forma como submarinos usam o ar comprimido para flutuar.
O Aeroscraft é equipado com uma série de
tanques de hélio pressurizado. Quando o piloto quer aumentar a altitude, o
hélio não-inflamável é liberado dos tanques através de uma série de canos e
válvulas de controle, para bexigas de gás internas chamadas envelopes de hélio
pressurizado (HPE). Isso aumenta a quantidade de sustentação que o hélio gera,
reduz o preso estático da nave, e permite que ela suba. Quando o piloto quer
descer, o processo é revertido. Isso permite que o Aeroscraft aterrisse
facilmente e pegue passageiros ou carga sem precisar ser amarrado ou de um
lastro externo. Além disso, o Aeroscraft vai ser equipado com um trio de
motores – um em cada lado e um terceiro na sua barriga – e seis motores
turbofan para fornecer impulso e aumentar a flutuação do COSH, assim como para
lemes aerodinâmicos e superfícies de controle de asas, para viagens em alta
velocidade – isso é, acima de 30km/h. Ah, ele vai chegar lá, só vai demorar um
pouco.
Mas o governo dos EUA não liberou US$ 35
milhões apenas para a criação do melhor balão do mundo. A tecnologia está sendo
desenvolvida para ocupar um papel vital no mundo moderno: entrega de carga sem
a necessidade de pista de decolagem. Levar quantidades modestas de suprimentos
e pessoas para áreas remotas de avião pode ser um pesadelo: ou você precisa
encontrar uma pista de pouso ou preparar para-quedas. Existem muitos lugares do
mundo que são simplesmente inacessíveis para aviões convencionais. Isso não
deve acontecer com o Aeroscraft.
Com uma capacidade proposta de carregar
mais de 60 toneladas e sem a necessidade de uma pista de pouso, essas aeronaves
podem ser capazes de levar qualquer coisa para qualquer parte do mundo. A carga
pode ser carregada internamente no Aeroscraft ou ser transportada abaixo do
dirigível usando um sistema desenvolvido pela empresa, que automaticamente
equilibra a carga suspensa para evitar que ela oscile e cause acidentes com o
dirigível.
O Pelican voou com sucesso no último
domingo, mas ele fez isso sob alguns cuidados. O seu primeiro voo livre deve
acontecer nas próximas semanas. A empresa espera produzir um trio de modelos do
Aeroscraft: o ML866 com capacidade de 60 toneladas, o ML868 de 220 toneladas e
o ML86X de 450 toneladas. Existe até discussões de transformá-los em hotéis
flutuantes para viagens ao redor do mundo em 80 dias.
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