Diogene: A Casa minimalista - por Renzo Piano


     Há algum tempo, no início da década de 2000, Renzo Piano começou a desenvolver uma casa minimalista. O projeto constitui um interesse pessoal de longo prazo. Em 2009, apesar do projeto não ter obtido sucesso, foi publicado na revista de design italiana Abitare em um artigo geral sobre Renzo Piano, afirmando que seria necessária uma parceria para o seu desenvolvimento. O presidente Vitra Rolk Fehlbaum respondeu imediatamente, e os dois concordaram em continuar o projeto em conjunto. Três anos depois, o Diogene foi lançado.
     "Esta casinha é o resultado final de uma longa viagem, parcialmente impulsionada por desejos e sonhos, mas também pelo tecnicismo e uma abordagem científica", explica Renzo Piano.
     As medidas da casinha são: 2,5 m por 3m (8,2 pés por 9,8 pés), com uma altura de 2,3 m do cume (7,5 pés). Ela pesa 1,2 toneladas. Diogene é construída em painéis de madeira laminada cruzada, cujos planos meticulosamente unidos dão calor para o seu interior, mas no exterior ela é totalmente revestida em painéis de alumínio escovados rebitados, que servem para refletir o calor e dar-lhe uma sensação totalmente contemporânea. Estes painéis são interrompidos apenas pelas janelas de vidro triplo.
     Na outra empena da cabine, uma porta semelhante fina, retangular, com uma pequena janela, abre-se ao espaço da cozinha e banheiro. De um lado, a pequena unidade de cozinha tem uma pia built-in e geladeira; por outro lado, o banheiro dispõe de pia e chuveiro. Unidades de armazenamento foram habilmente incorporadas por toda parte - nas paredes, pisos e até mesmo sob o telhado
     Na cabana, de estrutura técnica altamente complexa, foi projetada para funcionar em completa autonomia, em diferentes condições climáticas, independente do seu ambiente. Energia suficiente para atender a todas as necessidades da cabine é produzida pelas células e módulos fotovoltaicas solares. A água da chuva é coletada, filtrada e reutilizada - aquecida, se necessário, por uma caldeira no piso superior. Escolha criteriosa de materiais e vidros triplos garantem o isolamento, permitindo o uso eficiente de ventilação natural. Para otimizar a energia da casa, Renzo Piano está trabalhando com Matthias Schuler da famosa empresa Transsolar , enquanto Maurizio Milan é responsável pelo equilíbrio estático.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas