Dinamarca tem a internet mais rápida do mundo


     Cientistas da principal universidade da Dinamarca conseguiram utilizar uma única fibra ótica de vários núcleos (multi-core) para transferir 43 terabits por segundo.
     De acordo com contas feitas pelo site Extreme Tech, a velocidade de 43 tbit/s significa que um filme de 1 gigabyte será baixado em apenas 0,2 milisegundos. Não dá nem tempo para piscar, já que a média da piscada humana é de 100 a 400 milisegundos. Wow!
   Apesar dos dados impressionantes, ainda não está muito claro como o time de pesquisadores conseguiu tal feito. Para o Gizmodo, é possível que eles tenham utilizado um protocolo similar ao Flexigrid, um modo de aumentar a velocidade das conexões em fibras desenvolvidas no início do ano. No entanto, o Flexigrid só alcança 1,4 tbit/s, então pode ser que os dinamarqueses tenham inventado um protocolo novo e muito mais avançado.
     A boa notícia é que a equipe que realizou o experimentou utilizou uma fibra ótica da companhia japonesa NTT, o que significa que a técnica é comercialmente viável. A má notícia é que isso não deve chegar ao Brasil neste milênio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas