Empresas de tecnologia querem levar internet para as 5 bilhões de pessoas que ainda não estão conectadas
O Facebook anunciou semana
passada o Internet.org, uma iniciativa com o objetivo de levar o acesso à
internet para as 5 bilhões de pessoas que ainda não estão conectadas, o que
equivale a dois terços da população mundial. Além do Facebook, seis empresas de
tecnologia estão envolvidas no projeto: Ericsson, MediaTek, Nokia, Opera,
Qualcomm e Samsung.
Para acelerar o crescimento da adoção da
internet no mundo, que hoje está em 9% ao ano, o grupo de empresas pretende
investir em tecnologias que tornem a conexão com a internet mais acessível. Com
isso, fabricantes de hardware devem se esforçar para criar smartphones mais
baratos, e as operadoras terão um papel importante para diminuir os custos.
Como muitos lugares ainda não possuem
conexões rápidas, haverão esforços para desenvolver técnicas de compressão de
dados, algo que algumas empresas já fazem. O Opera, por exemplo, tem o modo
Turbo no Opera Mini: a página é processada pelos servidores da norueguesa e
chegam ao usuário comprimidas em até 90%. O Facebook diz estar trabalhando para
diminuir o uso diário de dados do aplicativo para Android de 12 MB para apenas
1 MB.
É claro que as empresas envolvidas com o
Internet.org se beneficiarão no futuro, considerando que mais usuários
normalmente significa mais dinheiro. De qualquer forma, o grupo cita um
relatório do Conselho de Direitos Humanos da ONU, afirmando que a “internet
impulsiona o desenvolvimento político, social e econômico e contribui para o
progresso da humanidade como um todo”. Outras empresas criaram projetos
semelhantes: com o Project Loon, o Google quer cobrir o mundo com internet
através de balões.
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