CAIXA CULTURAL promove mostra "50 Anos de Beatlemania"


     A importância dos Beatles para a música, em especial o rock, é inegável. Os quatro rapazes saíram de Liverpool, na Inglaterra, tornaram o mundo e, até hoje, são referência e têm suas músicas cantadas por várias gerações. Cinco décadas já se passaram desde a estreia do quarteto - e a Caixa não poderia deixar de comemorar. Para marcar a data, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro recebeu no mês de junho a mostra "50 anos de Beatles: uma história de cinema", com curadoria de Susanna Lira.
     O evento contou com a exibição de 12 filmes que apresentam a trajetória de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr e do fenômeno que ficou conhecido como beatlemania. Assim como todos os projetos patrocinados pela Caixa Cultural, a mostra foi aprovada por meio do Programa de Seleção Pública de Projetos Culturais 2012, que é realizado anualmente.
     Karla Nogueira Alves, assistente pleno na filial de Marketing Cultural Rio de Janeiro, acompanhou todo o processo de concessão de patrocínio para
o projeto, desde elaboração do contrato até o acompanhamento da produção do evento. Para ela, o fato de ser uma mostra sobre os Beatles trouxe urna emoção a mais. “Sou uma grande fã da banda e achei muito gratificante participar desse trabalho — e, principalmente, ter a oportunidade de acompanhar parte da programação", conta. Segundo ela, o público foi acima do previsto,o que demandou a utilização de dois cinemas e a transferência da palestra para o Teatro de Arena, com maior capacidade. “Ê sempre muito bom ver o fruto do seu trabalho atingindo outras pessoas de forma positiva e abrangente. Esse retorno do público é fundamental para o nosso trabalho aqui na Caixa Cultural”, conta.

PARA ENTENDER O FENÔMENO

     Do total de longas-metragens exibidos na mostra, sete eram de ficção - todos baseados em algumas das grandes canções do quarteto de Liverpool. Os outros filmes eram cinco documentários produzidos ao longo desses 50 anos e que tentam entender de alguma maneira esse fenômeno chamado BEATLES.
     O ator, diretor, escritor e beatlemaníaco Fernando Ceylão, participou da palestra “Beatles através do cinema - cinco décadas de som e imagem”, que contou com entrada gratuita e reuniu cerca de 200 pessoas. Em seis dias, a mostra foi visitada por quase 1.500 pessoas.
     Entre os destaques, estão os primeiros filmes lançados por eles mesmos: Os reis do iê íê iê (1964) e Help, (1965), ambos dirigidos por Richard Lester.
George Harrison: living in the material world (2011), documentário de Martin Scorsese, e o musical Across the universe (2006), de Julie Taynior, também levaram muita gente à Caixa Cultural.
     Entre as raridades assistidas pelo público, filmes  como What’s happening! The Beatles in USA, de Albert Maysles e David Maysles; Estados Unidos X Lennon, de David Leaf e John Sheinfeld; Capítulo 27, de Jarrett Schaeffer; e Lennon NYC, de Michael Epstein. “Trata-se de um material de importância artística e histórica, considerando a importância dos Beatles no cenário da cultura pop”, avalia Karla.
Curiosidades sobre os Beatles
- Ainda existem canções dos Beatles não lançadas - A peça experimental Carnival of Light, por exemplo, nunca constou de qualquer álbum.
- Flying e Dig it são as duas únicas músicas compostas pelos quatro integrantes juntos.
- A última vez que Lennon e McCartney  tocaram juntos foi em Los Angeles
em 1974, no estúdio Hit Factory.
- Em Hamburgo, na Alemanha, a praça onde eles se apresentavam reúne quatro esculturas metálicas em homenagem aos Beatles.

13 Discos em dez anos

     A banda foi fundada em 1960 na cidade de Liverpool por John Lennon (guitarra e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal). Antes de Ringo Starr (bateria) entrar na banda em 1962, o grupo tinha como baterista Pete Best. Até 1970, quando o grupo se dissolveu e os membros partiram para carreira solo, o grupo lançou 13 álbuns de estúdio.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas