Japoneses criam “Urso Robô” para cuidar de idosos


     Nas últimas décadas, o Japão vem se tornando um dos países com o maior índice de população idosa do mundo. A demanda por cuidados para esta camada da população japonesa, levou à criação do “Robear”, e foi criado pela RIKEN junto a Sumitomo Riko Company Limited. Ele foi criado baseado em um modelo antigo da RIKEN, chamado de “RIBA” (“Robot for Interactive Body Assistance”, traduzido para “Robô para Auxílio Corporal Interativo”).
    O robô foi criado para ser ao mesmo tempo forte mas delicado, com feições não agressivas para parecer simpático aos olhos dos pacientes. Ele irá ajudar a levantar pessoas de camas ou cadeiras de roda, mudar a posição do idoso para evitar desconforto quando ele estiver deitado, ou auxiliá-lo quando quiser ficar de pé.
     O “Robear” é mais estável que seus antecessores, devido a um sistema de pernas retráteis que podem ajudá-lo a se fixar no chão. Ele também possui um mecanismo que ajuda a tornar seus movimentos mais suaves, que o permite levantar e auxiliar idosos sem riscos de machucá-los no processo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas