REVOLUÇÃO DO BEM ESTAR EM SOBRAL - Emanuel Farias




           Em meio a tantas notícias ruins, tenho a satisfação de anunciar uma ótima: a Revolução do Bem Estar chegou em Sobral!
         Nunca se viu essa quantidade de pessoas caminhando nas praças e avenidas já nas primeiras do dia, outras correndo, algumas pedalando... Outro fato é o número de academias na cidade, que vem aumentado a cada dia. Também tenho percebido que aos poucos estão surgindo alternativas de alimentação saudável: distribuição de produtos orgânicos, boas opções nos cardápios de alguns restaurantes e a abertura dos Espaços de Vida Saudável (EVS).
           Para se ter bem estar, no entanto, é preciso construir um tripé: alimentação balanceada e colorida, atividade física e suplementação nutricional. Esse último item hoje é validado inclusive pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma vez que por melhor que seja nossa alimentação ela não garante todos os nutrientes de que necessitamos. E a prática de exercícios físicos, mesmo sendo altamente benéfica, aumenta a produção de radicais livres no organismo, podendo causar uma série de problemas de saúde, se não ingerirmos antioxidantes para combatê-los. Além disso é senso comum que a ingestão de bons suplementos nutricionais potencializa o resultado da atividade física.
            Gostaria de compartilhar algumas dicas para quem quiser aderir à Revolução do Bem Estar. Se você ainda é sedentário, comece a fazer algum exercício, pelo menos 30 minutos por dia, 3 vezes por semana. Vá aumentando gradativamente, até atingir 60 minutos, 5 vezes semanalmente. Escolha algo que lhe dê prazer: caminhar, pedalar, nadar, correr... Você pode também ingressar em uma academia, onde terá a possibilidade de mais opções e o acompanhamento de um profissional.
            Com relação à alimentação é importante ressaltar que a adoção de uma dieta colorida e natural melhora o funcionamento do organismo como um todo, aumenta a imunidade e facilita o controle do peso corporal. O primeiro passo é procurar ter sempre em casa várias opções de frutas e verduras diariamente e diminuir a compra e o consumo de refrigerantes, bebidas alcoólicas, enlatados e carnes vermelhas.
            Posso afirmar com segurança que vale a pena fazer essas mudanças, pouco a pouco. Em 2003 iniciei esse processo e me sinto hoje no mínimo 10 anos mais jovem, apesar dos meus 50 anos de idade. Controlei meu peso, embora tenha herdado de meu pai a tendência à obesidade, principal causa de sua morte. Faço atividade física quase diariamente. Consumo frutas e verduras todos os dias. Fiz uma bateria de exames recentemente e todos os meus índices estão ótimos.
            Agora tenho por missão compartilhar com o maior número de pessoas os benefícios de um estilo de vida saudável. Procuro aproveitar todas as oportunidades para influenciar positivamente familiares, amigos e todos os que encontro no dia a dia.
            Agradeço ao Dr. Davi por publicar este artigo e o parabenizo pelo ótimo informativo, caracterizado pela divulgação de boas notícias.



Emanuel Farias

Consultor de Bem Estar e Qualidade de Vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas