A era do pendrive
Só quem tem mais de vinte
anos de idade é capaz de reconhecer a importância de um pendrive. Os mais
jovens veem o objeto de forma tão natural que certamente não compreendem a
magia de se guardar tanta informação em um algo tão portátil. e Pois os mais
novos devem saber que, dos disquetões do passado (com capacidade de 2,88 MB)
aos flash drives do presente (que podem ter memória de até 1TB), passaram-se
poucos anos, mas houve uma explosão de tecnologia. Convenhamos, contudo, que
progresso tecnológico não é nada sem algo mais.
Do
início dos anos 2000 até o momento, os pendrives foram deixando de ser objetos
meramente úteis. Praticamente imprescindível em nossa vida cada vez mais
virtual, o aparelhinho já pode ser achado em qualquer bolso, bolsa ou estojo.
Tornou-se assim mais do que um instrumento: transformou-se em um acessório de
primeira necessidade. Quando um produto está sempre tão próximo do consumidor,
aliás, este passa a exigir sempre mais.
Os pendrives atualmente também são peças
de arte. Em busca da atenção do comprador, ganharam cores e formas. Mais do que
praticidade e espaço, os usuários buscam beleza ou humor no design da peça.
Assim, figuras históricas, personagens de desenhos animados e super-heróis
passaram a figurar ao lado do computador. Através do pendrive, então, há quem
busque chamar a atenção, fazer rir ou expor um pedaço de sua personalidade.
A criatividade não tem limites: há flash
drives em forma de comida, de garrafa de cerveja ou de cruz, para os cristãos.
Alguns são transparentes, outros são de pelúcia. Já há até mesmo cartão de
memória em canivete suíço. Mas os pen drives divertidos que mais fazem sucesso
são realmente os que trazem personagens populares, como Batman, Superman ou
Darth Vader. Veja aqui mais alguns modelos. O rol de “celebridades” que
pacientemente esperarão a operação ao lado do computador vai de Albert Einstein
à gatinha Hello Kitty. Enfim, como se vê, a ferramenta se transformou em
acessório de moda.
Para alguns comprar um flash drive é como
comprar joias, uma escolha que vai além da qualidade do produto e da
confiabilidade da marca. Em relação à qualidade, aliás, o consumidor não tem
tanto o que temer, afinal, criar pendrives divertidos é visto como uma
obrigação para as fabricantes mais reconhecidas. Dessa forma, surge inclusive
uma competição de criatividade em busca da atenção do cliente. Quem ganha com
isso, é claro, somos nós, que não vivemos sem esses aparelhinhos.
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