A era do pendrive


     Só quem tem mais de vinte anos de idade é capaz de reconhecer a importância de um pendrive. Os mais jovens veem o objeto de forma tão natural que certamente não compreendem a magia de se guardar tanta informação em um algo tão portátil. e Pois os mais novos devem saber que, dos disquetões do passado (com capacidade de 2,88 MB) aos flash drives do presente (que podem ter memória de até 1TB), passaram-se poucos anos, mas houve uma explosão de tecnologia. Convenhamos, contudo, que progresso tecnológico não é nada sem algo mais.
     Do início dos anos 2000 até o momento, os pendrives foram deixando de ser objetos meramente úteis. Praticamente imprescindível em nossa vida cada vez mais virtual, o aparelhinho já pode ser achado em qualquer bolso, bolsa ou estojo. Tornou-se assim mais do que um instrumento: transformou-se em um acessório de primeira necessidade. Quando um produto está sempre tão próximo do consumidor, aliás, este passa a exigir sempre mais.
     Os pendrives atualmente também são peças de arte. Em busca da atenção do comprador, ganharam cores e formas. Mais do que praticidade e espaço, os usuários buscam beleza ou humor no design da peça. Assim, figuras históricas, personagens de desenhos animados e super-heróis passaram a figurar ao lado do computador. Através do pendrive, então, há quem busque chamar a atenção, fazer rir ou expor um pedaço de sua personalidade.
     A criatividade não tem limites: há flash drives em forma de comida, de garrafa de cerveja ou de cruz, para os cristãos. Alguns são transparentes, outros são de pelúcia. Já há até mesmo cartão de memória em canivete suíço. Mas os pen drives divertidos que mais fazem sucesso são realmente os que trazem personagens populares, como Batman, Superman ou Darth Vader. Veja aqui mais alguns modelos. O rol de “celebridades” que pacientemente esperarão a operação ao lado do computador vai de Albert Einstein à gatinha Hello Kitty. Enfim, como se vê, a ferramenta se transformou em acessório de moda.
     Para alguns comprar um flash drive é como comprar joias, uma escolha que vai além da qualidade do produto e da confiabilidade da marca. Em relação à qualidade, aliás, o consumidor não tem tanto o que temer, afinal, criar pendrives divertidos é visto como uma obrigação para as fabricantes mais reconhecidas. Dessa forma, surge inclusive uma competição de criatividade em busca da atenção do cliente. Quem ganha com isso, é claro, somos nós, que não vivemos sem esses aparelhinhos.


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