Ciência: Analgésico feito de veneno de centopeia


     Pesquisadores descobriram uma substância que pode ser mais eficaz que morfina no tratamento de dor. A origem? O veneno da Centopeia Chinesa de Cabeça Vermelha.
     Ainda não há nada testado em humanos, mas experimentos com roedores mostram que é possível produzir um analgésico potente à base de uma proteína encontrada no veneno da centopeia. Além de ser eficaz, ele pode atuar sobre vários tipos de dores crônicas. Aliás, ele pode ser melhor que morfina em alguns casos, pois aciona um canal de dor diferente, chamado Nav1.7. Até o momento, também não foram registrados efeitos colaterais, o que é mais um ponto positivo para a droga.
     Outros analgésicos à base de venenos já foram estudados e aprovados para uso humano. O problema é que a maioria deles precisa ser aplicada diretamente na medula espinhal. A via de administração dessa nova substância, no entanto, pode ser intravenosa, tornando seu uso mais fácil. Os pesquisadores pensam até em desenvolver uma fórmula para uso por via oral.
     A nova droga ainda precisa passar por mais testes até ser aprovada. Enquanto isso, você pode conferir a publicação completa na revista americana PNAS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas