iPhone 5s supera o Galaxy S4 em vendas nos EUA
Em setembro deste ano a
Apple lançou o excelente iPhone 5s, com várias novidades interessantes, como um
processador A7 de 64 bits e o Touch ID, e o iPhone 5c (praticamente o iPhone 5,
mas de plástico e colorido). Segundo um relatório publicado pela Fortune, tudo
indica que as vendas dos novos aparelhos da empresa têm superado um concorrente
de peso: o Samsung Galaxy S4.
Bom, se tem uma coisa que a Apple entende
é de marketing, certo? Sem contar a publicidade em si, podemos notar as filas
gigantescas no lançamento de novos produtos, as semanas seguintes com uma
costumeira (e suspeita) falta de estoque, pra garantir que, claro, os ávidos
consumidores corram para as filas nas próximas vezes. E para gerar a sensação de
“preciso ter esse produto agora!!!“. A máquina toda funciona perfeitamente e os
early adopters regozijam-se com suas sacolas com o símbolo da maçã e o novo
gadget em mãos antes de todo mundo.
Toda esta estratégia parece estar
funcionando muito bem, obrigado, e pagando bons dividendos para a companhia. É
o que indica o recente estudo da Canaccord Genuity. Segundo o documento, o
iPhone 5s está superando o Samsung Galaxy S4 em todas as maiores operadoras de
telefonia dos EUA.
E não é só isso: parece que o iPhone 5c, o
patinho feio da empresa, também está vendendo mais que o rival tanto na
AT&T, quanto na Sprint.
Ainda assim, o 5c não está vendendo mais
que o 5s, o que já era mais que esperado, mesmo ele sendo menos caro (eu
preferia chamá-lo de mais barato. Gostaria, mas não posso, principalmente no
Brasil). E, ainda neste cenário, o 5c só não está vendendo mais por causa da
falta (mandrake) de estoque. Segundo o relatório, não está faltando procura,
não.
A Samsung conseguiu se manter na segunda
colocação na T-Mobile e na Verizon, muito em parte por causa na baixa dos
preços após o lançamento dos novos smartphones da Apple.
De qualquer forma, a análise que podemos
fazer é a seguinte: sabemos que o iPhone 5c possui um custo de produção muito
menor que seu irmão mais velho, o iPhone 5. Mesmo o 5s custa menos pra ser
produzido. Isso imediatamente indica que a Apple tende a lucrar muito mais com
sua nova linha de produtos, se compararmos às versões anteriores.
Os acionistas agradecem, e os usuários
perdidos, que não entenderam que estamos falando apenas de vendas, podem se
sentir tentados a dizer que o Galaxy S4 é melhor. Pode até ser que, para muitos
usuários do Android, ele seja, em vários aspectos. Mas estamos falando de
números de venda, não qualidade.
Dito isso, lembro os números são bem
claros ao indicar que a Apple continua firme e forte na briga pela maior fatia
de mercado deste segmento, que ainda pertence ao robozinho.
Comentários