Ouvindo vozes do além
A agência de publicidade
alemã BBDO desenvolveu um conceito no mínimo polêmico para a operadora de TV
por assinatura Sky: transmitir anúncios através das janelas do trem. O sistema
utiliza uma técnica que transmite o som através de vibrações de alta
frequência, que são passadas pelo crânio até o ouvido interno.
O alvo são as pessoas que encostam a
cabeça na janela por distração, ou ao cochilar. Sim, porque quem trabalhou o
dia inteiro e está voltando para casa cansado quer mesmo é ouvir anúncios que
parecem vir do além.
A campanha do “Vidro Falante” foi
apresentada no Festival Internacional de Publicidade de Cannes no mês de junho.
O vídeo mostra passageiros em um trem
alemão sendo surpreendidos ao ouvir anúncios do aplicativo Sky Go, que permite
assistir a vídeos direto no smartphone. O áudio é gerado por um transmissor
instalado na janela, feito pela Audiva.
A BBDO disse ter tido um respaldo positivo
dos testes realizados no transporte público de Munique e Aachen:
Se a Sky concordar, vamos iniciar a
campanha o mais rápido possível. Por enquanto seria limitado ao mercado alemão,
mas no futuro tudo é possível. Algumas pessoas não gostam de anúncios, mas essa
teconologia é nova e poderia ser utilizada também para música, informações,
previsão do tempo e outros. – Ulf Brychcy, porta-voz da BBDO.
A porta-voz da Sky Alemanha disse que
ainda não está decidido se a campanha será posta em prática.
Os comentários do vídeo sobre a campanha
dividem-se entre quem odiou a ideia e quem odiou a ponto de querer destruir o
equipamento se fosse exposto ao mesmo.
Comentários