Anatel quer que operadoras ofereçam cancelamento de linhas pela internet
Você liga para a sua operadora, disca 3, depois 2, depois 6, ouve uma musiquinha por 20 minutos, consegue enfim falar com alguém, diz que quer cancelar seu plano, o atendente diz que vai te transferir para o setor de cancelamento, você escuta mais uma musiquinha e… A ligação cai. Quem nunca passou por isso? Felizmente, uma decisão da Anatel poderá acabar com este problema. Ou ao menos amenizá-lo.
Em entrevista dada ao Estadão, João
Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, disse que está nos
planos do órgão a aprovação dentro de 30 dias de um novo regulamento que
facilitará a vida do consumidor que quiser cancelar um plano ou uma linha de
telefonia.
A ideia é a de que o usuário tenha a opção
de cancelar seu plano a partir do site da prestadora, sem ter que encarar o
torturante jogo de empurra-empurra dos call centers, assim como as insistentes
propostas para que a linha seja mantida.
A Anatel também estuda a opção de permitir
que o cancelamento possa ser feito via telefone, mas de maneira totalmente
eletrônica. Neste caso, o consumidor teria que digitar o número do seu contrato
e seguir as orientações conseguintes para concluir o cancelamento, sem nenhuma
interferência humana por parte da operadora.
O próprio João Rezende reconheceu que as
empresas de telecomunicações irão chiar, argumentando, por exemplo, que o novo
regulamento poderá prejudicar os planos de fidelidade que têm como principal
atrativo a oferta de aparelhos com preços mais atraentes, mas neste ponto o
executivo foi taxativo: “é o risco do negócio”.
A proposta é interessante e tal, mas temos
que manter os pés no chão: mesmo que o regulamento seja aprovado, demorará para
que suas normas vigorem, é necessário um longo estudo tecnológico para garantir
a segurança dos procedimentos e, claro, deve haver regras sem brechas para
evitar que as operadoras sabotem a ideia de alguma forma.
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