Afinal, quem inventou o automóvel?


   A história do automóvel é uma estrada longa e sinuosa, e identificar exatamente quem inventou o carro não é uma questão simples.
     Mas se você voltar atrás na evolução dos carros passando pelo GPS, freios antitravamento e transmissões automáticas até chegar ao antigo Modelo T, eventualmente, você vai chegar ao Benz Motor Car Nº1, o elo perdido entre os carros e as charretes puxadas por cavalos.
     Karl Benz patenteou o carro motorizado de três rodas em 1886. Ele foi o primeiro verdadeiro, automóvel moderno. Benz também patenteou o seu próprio sistema de acelerador, velas de ignição, shifters de engrenagens, um radiador de água, um carburador e outras peças para o automóvel.
     Benz finalmente construiu uma companhia de carro que ainda hoje existe, como o Grupo Daimler. Benz patenteou o primeiro carro movido à gasolina, mas ele não era o visionário inicial de veículos automotores. Conheça alguns destaques na história do automóvel:
     Leonardo da Vinci tinha esboçado um carro mecanizado sem cavalos no início de 1500. Como muitos de seus projetos, ela não foi construída durante a sua vida.
     Em 1769, um francês chamado Nicolas-Joseph Cugnot construiu um veículo automotor com um motor a vapor. O carro movia-se em ritmo de passeio e foi abandonado.
     Em algum momento entre 1832 e 1839, Robert Anderson, na Escócia, inventou o primeiro carro elétrico, que usava uma bateria recarregável que alimentava um pequeno motor elétrico. Os veículos eram pesados, caros e eram necessárias frequentes recargas. Eles foram abandonados em favor de motores movidos a gasolina.
     Vital para o automóvel moderno é o motor de combustão interna. Este tipo de motor utiliza um motor de combustão explosiva de combustível para empurrar um êmbolo dentro de um cilindro. O movimento do pistão gira uma cambota que está ligada às rodas de um eixo de acionamento do carro. Tal como o próprio carro, o motor de combustão interna tem uma longa história. Uma lista incompleta dos desenvolvimentos incluem:

     1680: Christiaan Huygens, mais conhecido por suas contribuições como astrônomo, projetou, mas nunca construiu um motor de combustão interna alimentado por pólvora.
     1826: O Inglês Samuel Brown alterou um motor a vapor para queimar gasolina e colocou-o numa carruagem, mas este proto-automóvel nunca ganhou a adoção generalizada.
     1858: Jean Joseph-Etienne Lenoir patenteou um motor de ignição por faísca elétrica de combustão interna de dupla ação alimentada por gás de carvão. Ele melhorou o motor de modo a ser usado petróleo.
     1873: O engenheiro americano George Brayton desenvolveu um motor de dois tempos a querosene. Ele é considerado o primeiro motor de óleo seguro e prático.
     1876: Nikolaus August Otto patenteou o primeiro motor de quatro tempos na Alemanha.
     1885: Gottlieb Daimler inventou o protótipo do motor a gasolina moderno.
     Karl Benz recebeu o crédito por ter inventado o automóvel, porque o carro era prático, usou um motor de combustão interna movido à gasolina e trabalhou como carros modernos fazem hoje. Benz nasceu em 1844 em Karlsruhe, uma cidade no sudoeste da Alemanha. O seu pai era um trabalhador ferroviário, que morreu num acidente quando Benz tinha 2 anos de idade.
     Apesar de pobre, a mãe de Benz apoiou e sua educação. Ele foi admitido na Universidade de Karlsruhe, aos 15 anos e formou-se em 1864 com um diploma de engenharia mecânica. O primeiro empreendimento de uma fundição de ferro e oficina de chapa metálica de Benz fracassou.
     No entanto, a sua nova noiva, Bertha Ringer, usou o seu dote para financiar uma nova fábrica para a construção de motores a gás. Com os lucros Benz estava livre para começar a construir uma carruagem sem cavalos, movida a gás.
     Benz construiu três protótipos do motor do carro em particular em 1888, quando Bertha decidiu que era hora de alguma imprensa. Bertha tirou o modelo mais recente no início da manhã e levou os seus dois filhos adolescentes 66 milhas até à casa da sua mãe. Ela teve que improvisar reparos ao longo do caminho com sapato de couro, um pino de cabelo e a sua liga.
     A viagem bem sucedida mostrou a Benz como melhorar o carro, e mostrou a um público duvidoso que os automóveis eram úteis. Benz demonstrou o Modelo 3 Motorwagen na Feira Mundial de Paris no ano seguinte.
     Benz morreu em 1929, apenas dois anos depois de se fundir com a companhia do colega construtor de carros Gottlieb Daimler para formar o que é hoje o Grupo Daimler, fabricante da Mercedes-Benz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas