Afinal, quem inventou o automóvel?
A história do automóvel é uma estrada
longa e sinuosa, e identificar exatamente quem inventou o carro não é uma
questão simples.
Mas se você voltar atrás na evolução dos
carros passando pelo GPS, freios antitravamento e transmissões automáticas até
chegar ao antigo Modelo T, eventualmente, você vai chegar ao Benz Motor Car
Nº1, o elo perdido entre os carros e as charretes puxadas por cavalos.
Karl Benz patenteou o carro motorizado de
três rodas em 1886. Ele foi o primeiro verdadeiro, automóvel moderno. Benz
também patenteou o seu próprio sistema de acelerador, velas de ignição,
shifters de engrenagens, um radiador de água, um carburador e outras peças para
o automóvel.
Benz finalmente construiu uma companhia de
carro que ainda hoje existe, como o Grupo Daimler. Benz patenteou o primeiro
carro movido à gasolina, mas ele não era o visionário inicial de veículos
automotores. Conheça alguns destaques na história do automóvel:
Leonardo da Vinci tinha esboçado um carro
mecanizado sem cavalos no início de 1500. Como muitos de seus projetos, ela não
foi construída durante a sua vida.
Em 1769, um francês chamado Nicolas-Joseph
Cugnot construiu um veículo automotor com um motor a vapor. O carro movia-se em
ritmo de passeio e foi abandonado.
Em algum momento entre 1832 e 1839, Robert
Anderson, na Escócia, inventou o primeiro carro elétrico, que usava uma bateria
recarregável que alimentava um pequeno motor elétrico. Os veículos eram
pesados, caros e eram necessárias frequentes recargas. Eles foram abandonados
em favor de motores movidos a gasolina.
Vital para o automóvel moderno é o motor
de combustão interna. Este tipo de motor utiliza um motor de combustão
explosiva de combustível para empurrar um êmbolo dentro de um cilindro. O
movimento do pistão gira uma cambota que está ligada às rodas de um eixo de acionamento
do carro. Tal como o próprio carro, o motor de combustão interna tem uma longa
história. Uma lista incompleta dos desenvolvimentos incluem:
1680: Christiaan Huygens, mais conhecido
por suas contribuições como astrônomo, projetou, mas nunca construiu um motor
de combustão interna alimentado por pólvora.
1826: O Inglês Samuel Brown alterou um
motor a vapor para queimar gasolina e colocou-o numa carruagem, mas este
proto-automóvel nunca ganhou a adoção generalizada.
1858: Jean Joseph-Etienne Lenoir patenteou
um motor de ignição por faísca elétrica de combustão interna de dupla ação
alimentada por gás de carvão. Ele melhorou o motor de modo a ser usado
petróleo.
1873: O engenheiro americano George
Brayton desenvolveu um motor de dois tempos a querosene. Ele é considerado o
primeiro motor de óleo seguro e prático.
1876: Nikolaus August Otto patenteou o
primeiro motor de quatro tempos na Alemanha.
1885: Gottlieb Daimler inventou o
protótipo do motor a gasolina moderno.
Karl Benz recebeu o crédito por ter
inventado o automóvel, porque o carro era prático, usou um motor de combustão
interna movido à gasolina e trabalhou como carros modernos fazem hoje. Benz
nasceu em 1844 em Karlsruhe, uma cidade no sudoeste da Alemanha. O seu pai era
um trabalhador ferroviário, que morreu num acidente quando Benz tinha 2 anos de
idade.
Apesar de pobre, a mãe de Benz apoiou e
sua educação. Ele foi admitido na Universidade de Karlsruhe, aos 15 anos e
formou-se em 1864 com um diploma de engenharia mecânica. O primeiro
empreendimento de uma fundição de ferro e oficina de chapa metálica de Benz
fracassou.
No entanto, a sua nova noiva, Bertha
Ringer, usou o seu dote para financiar uma nova fábrica para a construção de
motores a gás. Com os lucros Benz estava livre para começar a construir uma
carruagem sem cavalos, movida a gás.
Benz construiu três protótipos do motor do
carro em particular em 1888, quando Bertha decidiu que era hora de alguma
imprensa. Bertha tirou o modelo mais recente no início da manhã e levou os seus
dois filhos adolescentes 66 milhas até à casa da sua mãe. Ela teve que
improvisar reparos ao longo do caminho com sapato de couro, um pino de cabelo e
a sua liga.
A
viagem bem sucedida mostrou a Benz como melhorar o carro, e mostrou a um
público duvidoso que os automóveis eram úteis. Benz demonstrou o Modelo 3
Motorwagen na Feira Mundial de Paris no ano seguinte.
Benz morreu em 1929, apenas dois anos
depois de se fundir com a companhia do colega construtor de carros Gottlieb
Daimler para formar o que é hoje o Grupo Daimler, fabricante da Mercedes-Benz.
Comentários