Conheça o Cessna Caravan – O avião que faz a linha Fortaleza-Sobral-Fortaleza
Dez milhões de horas voadas. Essa é a
impressionante marca de um dos mais brilhantes aviões já produzidos pela Cessna.
Isso tudo foi possível graças à sua
grande robustez, disponibilidade e confiabilidade, adquiridas desde o primeiro
voo em 8/12/1982.
A história do Cessna 208 Caravan remonta
ao inicio dos anos 80, quando a Cessna decidiu projetar uma aeronave capaz de
substituir com vantagem os modelos canadenses Beaver e Otter, usados nas
regiões mais remotas da América do Norte. Na época a Cessna só visualizava para
sua aeronave tarefas utilitárias, com um peso de decolagem em torno dos 3.200Kg.
Logo isso mudou com a intenção da
Federal Express em adquirir 30 aeronaves e 70 opções para o transporte de
cargas. Entretanto a FedEx não se
contentava com o peso de decolagem em 3.200kg, então a Cessna aumentou o peso máximo
do Caravan para 3.600kg e que ainda poderia ser aumentado com um pod ventral embaixo
do avião que passaria de 7,2m3 para 9,6m3.
O sucesso foi tão grande que
novas versões foram criadas, como o caso do C-208B Super Cargomaster, um avião
sem janelas especializado em transporte de cargas, que tem um piso reforçado,
portas traseiras mais largas e fuselagem alongada. O modelo de passageiros
utiliza essa mesma fuselagem, mas com janelas, o C-208 GRAND CARAVAN, uma versão alongada do C-208 CARAVAN. O Grand Caravan tem uma capacidade de
transporte de até 13 passageiros (mas no Brasil está limitado por autoridades
aeronáuticas para o transporte de apenas 9 passageiros).Vendo ainda uma possibilidade
de mercado, a Cessna lançou a
versão anfíbia, que pode ser operado tanto em terra ou em água.
Por ter um baixo custo operacional, o
Cessna Caravan é um avião preferido por
empresas de pequeno porte que os utilizam em pistas curtas de terra. Equipado
com um dos mais confiáveis motores o Pratt & Whitney PT6A-114A (675 SHP) e
uma velocidade de cruzeiro de 184kt(341 km/h) a 10.000 ft o qual aciona uma
hélice tripla Hartzell de velocidade constante.
Especificações Grand
Caravan:
Turbina: Pratt & Whitney
PT6A-114A (675 SHP);
Velocidade de cruzeiro
(10.000 ft) 184 kt (341 km/h);
Teto operacional: 23.700 ft (7.224 m);
Alcance: incluindo
decolagem, subida, descida, pouso e 45 minutos de reserva à potência máxima de
cruzeiro 907 nm (1.679 Km);
Velocidade de subida: 975 ft/min (297 m/min);
Decolagem - nível do mar -
condições ISA 1.365 ft (416 m);
Pouso - nível do mar –
condições ISA 950 ft (290 m);
Peso máximo de decolagem: 8.750 lb (3.985 kg);
Peso vazio básico: 4.285 lb (1.944 kg);
Máxima carga útil: 4.500 lb (2.041 kg);
Dimensões externas
Envergadura: 52,1 ft (15,9 m);
Altura total: 15,5 ft (4,7 m);
Comprimento total : 41,6 ft (12,7 m);
Dimensões e capacidade da
cabine
Altura: 4,3 ft (1,3 m);
Largura: 5,2 ft (1,6 m);
Comprimento: (cabine
pressurizada) 16,7 ft (5,1 m);
Volume: 340 ft3 (9,6 m3);
Número máximo de
passageiros: 9
Número mínimo de
tripulantes: 1
Cargo pod (bagageiro
externo)
Limite de carga: 1.090 lb (494 kg);
Volume: 111,5 ft3 (3,2 m3);
Capacidade de combustível: 335 gal (2.248 lb).
Texto:
Anderson Graça
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