Conheça o Cessna Caravan – O avião que faz a linha Fortaleza-Sobral-Fortaleza


        Dez milhões de horas voadas. Essa é a impressionante marca de um dos mais brilhantes aviões já produzidos pela Cessna. Isso tudo foi possível graças  à sua grande robustez, disponibilidade e confiabilidade, adquiridas desde o primeiro voo em 8/12/1982.
     A história do Cessna 208 Caravan remonta ao inicio dos anos 80, quando a Cessna decidiu projetar uma aeronave capaz de substituir com vantagem os modelos canadenses Beaver e Otter, usados nas regiões mais remotas da América do Norte. Na época a Cessna só visualizava para sua aeronave tarefas utilitárias, com um peso de decolagem em torno dos 3.200Kg. Logo isso  mudou com a intenção da Federal Express em adquirir 30 aeronaves e 70 opções para o transporte de cargas. Entretanto a FedEx  não se contentava com o peso de decolagem em 3.200kg, então a Cessna aumentou o peso máximo do Caravan para 3.600kg e que ainda poderia ser aumentado com um pod ventral embaixo do avião que passaria de 7,2m3 para 9,6m3.


     O sucesso foi tão grande que novas versões foram criadas, como o caso do C-208B Super Cargomaster, um avião sem janelas especializado em transporte de cargas, que tem um piso reforçado, portas traseiras mais largas e fuselagem alongada. O modelo de passageiros utiliza essa mesma fuselagem, mas com janelas, o C-208 GRAND CARAVAN,  uma versão alongada do C-208 CARAVAN.  O Grand Caravan tem uma capacidade de transporte de até 13 passageiros (mas no Brasil está limitado por autoridades aeronáuticas para o transporte de apenas 9 passageiros).Vendo ainda uma possibilidade de mercado, a Cessna lançou a versão anfíbia, que pode ser operado tanto em terra ou em água.


          Por ter um baixo custo operacional, o Cessna Caravan  é um avião preferido por empresas de pequeno porte que os utilizam em pistas curtas de terra. Equipado com um dos mais confiáveis motores o Pratt & Whitney PT6A-114A (675 SHP) e uma velocidade de cruzeiro de 184kt(341 km/h) a 10.000 ft o qual aciona uma hélice tripla Hartzell de velocidade constante.


Especificações Grand Caravan:

TurbinaPratt & Whitney PT6A-114A (675 SHP);
Velocidade de cruzeiro (10.000 ft) 184 kt (341 km/h);
Teto operacional: 23.700 ft (7.224 m);
Alcance: incluindo decolagem, subida, descida, pouso e 45 minutos de reserva à potência máxima de cruzeiro 907 nm (1.679 Km);
Velocidade de subida: 975 ft/min (297 m/min);
Decolagem - nível do mar - condições ISA 1.365 ft (416 m);
Pouso - nível do mar – condições ISA 950 ft (290 m);
Peso máximo de decolagem: 8.750 lb (3.985 kg);
Peso vazio básico: 4.285 lb (1.944 kg);
Máxima carga útil: 4.500 lb (2.041 kg);

Dimensões externas

Envergadura: 52,1 ft (15,9 m);
Altura total:  15,5 ft (4,7 m);
Comprimento total :  41,6 ft (12,7 m);

Dimensões e capacidade da cabine
Altura: 4,3 ft (1,3 m);
Largura:  5,2 ft (1,6 m);
Comprimento: (cabine pressurizada)    16,7 ft (5,1 m);
Volume: 340 ft3 (9,6 m3);
Número máximo de passageiros:  9
Número mínimo de tripulantes:  1
Cargo pod (bagageiro externo)
Limite de carga: 1.090 lb (494 kg);
Volume:  111,5 ft3 (3,2 m3);
Capacidade de combustível: 335 gal (2.248 lb).

Texto: Anderson Graça


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