Olho grande – Netflix vai ficar mais cara
O presidente da Netflix
anunciou que a assinatura vai ficar mais cara nos próximos meses, inclusive
para clientes baseados no Brasil. Reed Hastings disse que a alta será de algo
entre um e dois dólares. Atualmente, a assinatura da Netflix brasileira sai por
R$ 16,90 mensais. No pior dos cenários (alta de 2 dólares), o streaming de
séries e filmes passaria a R$ 21,50 para novos clientes.
Reed Hastings explicou, durante a
apresentação dos resultados financeiros da companhia, que a mudança vale
somente para futuros clientes. Aqueles que já têm uma assinatura vão continuar
pagando o valor atual “por um tempo generoso”, de acordo com o executivo.
Ok, o aumento de 2 dólares não chega a ser
absurdo. Mas ainda assim, vai colocar a Netflix em desvantagem na comparação
com o Hulu Plus nos Estados Unidos. A diferença é que este último cobra uma
assinatura mensal e também mostra anúncios entre os episódios de seriados,
prática descartada pela Netflix.
Para que tal aumento? A Netflix tem
intenção de investir mais em produção de conteúdo próprio. Basta lembrar o
sucesso de House of Cards, drama político que recentemente chegou à segunda
temporada. O sucesso da produção pode ser explicado pela coleta de dados feita
pela Netflix. Eles sabem o que as pessoas assistem, do que gostam, quando pulam
uma cena, e quantas estrelas deram para um episódio. Em posse de tantas
informações, são capazes de produzir conteúdos milimetricamente calculados para
divertir ou emocionar. A HBO, por exemplo, não conta com tal recurso.
Parece que virou moda investir em
produções próprias voltadas para vídeo sob demanda (on demand ou VOD). A Sony
pretende lançar episódios de séries para sua loja virtual. A TV paga europeia
Sky também tem a mesma intenção. Na vanguarda deste negócio, chegou a vez da
Netflix pedir mais dinheiro para futuros seriados.
Em relação aos resultados financeiros, o
serviço de conteúdo em vídeo não tem do que reclamar. Os ganhos no primeiro
trimestre foram de US$ 53 milhões, frente ao lucro de somente US$ 2,7 milhões
no mesmo período de 2013. No mundo todo são 48 milhões de assinantes. Os
americanos somam 36 milhões de clientes que pagam mensalmente à Netflix. A
empresa tem mais de 1 milhão de clientes na América Latina.
Comentários