Google é a marca mais valiosa do mundo em 2014
A agência Millward Brown
anunciou o ranking de marcas mais valiosas de 2014, chamado Top BrandZ. Depois
de três anos na liderança, a Apple teve que ceder espaço na liderança para
outra do ramo de tecnologia: o Google, que teve um belo aumento no valor de sua
marca no último ano.
Segundo o relatório divulgado, foi um
aumento de 40%, resultando numa marca que vale 158.84 bilhões de dólares. O
valor da marca é calculado com base no desempenho financeiro da empresa e sua
relevância para os consumidores.
A principal motivação para esse aumento de
valor é o investimento da empresa em inovação, com o Google Glass como carro
chefe, mas não se apoiando apenas nele: os esforços no ramo de inteligência
artificial e a quantidade de parceiros de diferentes áreas que conseguiu só
nesse último ano – só para o Glass, foram fechadas parcerias com empresas que
têm o know-how de fabricação de lentes e armações de diversos tipos.
Enquanto isso, a Apple, normalmente
reconhecida por inovar no ramo de tecnologia, especialmente computação, anda
estagnada; não são poucas as críticas com esse foco feitas à empresa nos
últimos anos (e ainda mais depois do falecimento de Steve Jobs). Isso lhe
custou a queda de 20% no valor da marca, parando em 147.88 bilhões de dólares,
no segundo lugar.
Em seguida, vêm a IBM, com 107,54 bilhões,
e a Microsoft, com 90,19 bilhões, em quarto lugar. Outras duas empresas de
tecnologia do top 10 são AT&T, em oitavo, e Amazon, em décimo.
Comentários