Negócios: Microsoft é compra a divisão de celulares e smartphones da Nokia


     A data já havia sido adiantada pelas duas empresas, mas agora não tem mais volta: desde o dia 25 último, a divisão da Nokia responsável por produzir celulares e smartphones passa a ser da Microsoft. A compra foi anunciada em setembro de 2013 e envolveu uma transação de 17 bilhões de reais, quando somado o negócio de dispositivos e serviços da Nokia com o licenciamento das patentes da finlandesa.
     Nos quase sete meses entre o anúncio e a conclusão da compra, houve alterações no acordo. O comunicado enviado pela Nokia afirma que foram feitos ajustes considerando o capital de giro e o lucro líquido da finlandesa. Portanto, com base no balanço da empresa, a Nokia espera que o valor a ser pago pela Microsoft fique um pouco acima dos 5,44 bilhões de euros anunciados anteriormente.
     Duas instalações fabris da Nokia, que eram parte do acordo original, não serão mais transferidas para a Microsoft. Por questões regulatórias, a fábrica de Chennai, na Índia, continuará com a Nokia, mas um acordo permitirá que a unidade produza dispositivos móveis para a Microsoft. Já a instalação de Masan, na Coreia do Sul, que emprega cerca de 200 funcionários, será fechada.
     Com as alterações no acordo, 25 mil funcionários da Nokia passam a fazer parte do quadro da Microsoft, número menor que os 32 mil trabalhadores estimados inicialmente. Os empregados da Nokia estão em mais de 50 países, e incluem pessoal especializado em design, desenvolvimento, fabricação e vendas. A Microsoft, uma gigante do software com seus 100 mil funcionários, agora também pode ser considerada uma gigante do hardware.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas