Apple finalmente consegue dominar o mercado mobile japonês


    Se há um mercado em que a Apple sempre teve dificuldade em se expandir de forma considerável, esse é o Japão. O país de nossos queridos alienígenas/viajantes do tempo sempre teve certa resistência a adotar hardware de empresas de fora, vide a Microsoft que nunca conseguiu fazer com que o Xbox 360 emplacasse por lá, e periga repetir a dose com o Xbox One. No caso do iPhone, ele sofreu resistência por anos devido os consumidores preferirem seus celulares flip relacionados diretamente a contas de e-mail, o caso mais clássico da Síndrome de Galápagos. Depois disso, ainda preferiam smartphones de fabricantes japonesas.
     Levou quatro anos para o iPhone assumir a dianteira no Japão, feito esse alcançado em 2011. Entretanto, aparelhos de fabricantes locais como Sharp, Kyocera e Fujitsu sempre estiveram na sua cola. Só que os números do último ano fiscal mostram que finalmente a maçã conseguiu de distanciar de seus concorrentes.
     Em pesquisa realizada pelo MM Research Institute Ltd., a Apple despachou para as lojas 14,43 milhões de dispositivos, representando 36,6% do market share japonês de dispositivos. Isso representa um aumento considerável em relação ao ano anterior, onde pontuou 25,5%. O aumento se deve ao fato de que no último ano a Apple finalmente conseguiu fechar um acordo com a NTT DoCoMo, a maior operadora do arquipélago. Até 2013 ela era a única que ainda não trabalhava com iPhones, e bastou ela começar a vender os smartphones da maçã que os números explodiram. Isso fez com que clientes fiéis da operadora migrassem em massa a partir de setembro, o que derrubou os números dos concorrentes.

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