Apple finalmente consegue dominar o mercado mobile japonês
Se há um mercado em que a
Apple sempre teve dificuldade em se expandir de forma considerável, esse é o
Japão. O país de nossos queridos alienígenas/viajantes do tempo sempre teve
certa resistência a adotar hardware de empresas de fora, vide a Microsoft que
nunca conseguiu fazer com que o Xbox 360 emplacasse por lá, e periga repetir a
dose com o Xbox One. No caso do iPhone, ele sofreu resistência por anos devido
os consumidores preferirem seus celulares flip relacionados diretamente a
contas de e-mail, o caso mais clássico da Síndrome de Galápagos. Depois disso,
ainda preferiam smartphones de fabricantes japonesas.
Levou quatro anos para o iPhone assumir a
dianteira no Japão, feito esse alcançado em 2011. Entretanto, aparelhos de
fabricantes locais como Sharp, Kyocera e Fujitsu sempre estiveram na sua cola.
Só que os números do último ano fiscal mostram que finalmente a maçã conseguiu
de distanciar de seus concorrentes.
Em pesquisa realizada pelo MM Research
Institute Ltd., a Apple despachou para as lojas 14,43 milhões de dispositivos,
representando 36,6% do market share japonês de dispositivos. Isso representa um
aumento considerável em relação ao ano anterior, onde pontuou 25,5%. O aumento
se deve ao fato de que no último ano a Apple finalmente conseguiu fechar um
acordo com a NTT DoCoMo, a maior operadora do arquipélago. Até 2013 ela era a
única que ainda não trabalhava com iPhones, e bastou ela começar a vender os
smartphones da maçã que os números explodiram. Isso fez com que clientes fiéis
da operadora migrassem em massa a partir de setembro, o que derrubou os números
dos concorrentes.
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